Fichamennto do livro: O que é cietifíco

Páginas: 9 (2208 palavras) Publicado: 28 de julho de 2014
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DIREITO



WAGNER CONCEIÇÃO DE JESUS



FICHAMENTO:
O QUE É CIENTÍFICO ?



Fichamento apresentado no curso de Direito da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Científico no 1º período, sob a orientação do Professor Mestre José Renaldo Prata Sobrinho.Paripiranga
Fevereiro de 2013

ALVES, Rubem. O que é científico ?. Ed. Loyola, São Paulo, 2007.
http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Rubem_Alves. Último acesso em 08/04/2014.
RESUMO: Rubem Alves é bacharel e mestre em teologia, também é doutor em filosofia e psicanalista. Ele é professor emérito da UNICAMP e têm várias publicações como crônicas, ensaios e contos, alguns deles traduzidospara outros idiomas. Entre as suas publicações, está o livro o que é científico ?. Nele Rubem Alvens procura explicar, com uma linguagem simples e por analogias, o que é a ciência e como ela surgiu. Ele compara a mesma com uma rede de pescar, pois essa deixa passar a água que é a maior parte que compõe o rio, assim como a ciência, que estuda aquilo que ela consegue capturar pelos seus métodos. RubemAlves também compara o cérebro humano ao estômago, segundo ele a comida é um ser estranho ao estômago, no entanto quando ela é digerida passa a fazer parte dele. Assim também age o cérebro com uma informação que ele disconhece, quando ela é obtida pelo mesmo e associada a uma outra informação passa a fazer parte dele. Rubem Alves também crítica a ciência e afirma que, assim como algumasreligiões, ela também é dogmática, uma vez que a ciência só trabalha com um método para dizer o que é científico e o que não é. Como ela trabalha com resultados quantitativos, há muitas coisas que ela não consegue explicar e não considera como científico, desconsiderando os e por isso criou um dogma.

Redes e peixes
“Quando as pessoas lhe falavam de nuvens, eles diziam: 'Com que rede esse peixe foipescado ?' A pessoa respondia: 'Não foi pescado, não é peixe.' Eles punham logo fim à conversa: 'não é real'. O mesmo acontecia se as pessoas lhes falavam de cores, cheiros, sentimentos, música, felicidade. Essas coisas, não há redes de barbante que as peguem. A fala era rejeitada com o julgamento final: 'Se não foi pescado no rio com rede aprovada, não é real'." (p.17)

"Sua pergunta está respondidameu amigo: o que é científico ?"(p.18)

"Resposta: é aquilo que caiu nas redes reconhecidas pela confraria dos cientistas. Cientistas são aqueles que pescam no grande rio…" (p.18)

"Mas há também os céus e as matas que se enchem de cantos de sabiás … Lá as redes dos cientistas ficam sempre vazias." (p.18)

Parecer: Rubem é indagado por um amigo sobre o que é científico, pois seu amigoestava escrevendo um livro mas, diziam que o livro não servia pois não era científico. Rubem explica então que uma vez numa aldeia as margens de um rio os moradores já haviam procurado de várias maneiras capturar as criaturas que eles acreditavam que habitavam o rio, e que também não se sabia se eram reais pois ninguém nunca havia pegado nenhuma. Até que um dia alguém fez um objeto de barbante, cheiode buracos e pescou um peixe. Logo as pessoas só acreditavam ser real os peixes que eram pescados pela rede tecida pelos aldeões. Dessa forma o que não se pegava com redes não era real. Assim é a ciência, pois esta só reconhece como científico aquilo que é testado e comprovado por ela mesma, ou seja, aquilo que ela têm uma resposta como explicação. No entanto, como têm muitas coisas que a ciêncianão pode. explicar, como a melodia do canto do sabiá, e tantas outras coisas, ela não considera como científico.

A mente é um estômago
"A mente é um processador de informações. Informações são objetos exteriores, estranhos à mente. A mente os transforma em objetos interiores, isto é, pensáveis. Pelo pensamento, as informações assimiladas, tornam-se da mesma substância da mente. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metodo cietifico
  • Artigo cietifico
  • Conhecimento cietifico
  • Conhecimento Cietifico
  • cietifico Heitor
  • Metodos CIetificos
  • metodo cietifico
  • metodologia do trabalho cietifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!