Fichamennto do livro: O que é cietifíco

2208 palavras 9 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DIREITO

WAGNER CONCEIÇÃO DE JESUS

FICHAMENTO:
O QUE É CIENTÍFICO ?

Fichamento apresentado no curso de Direito da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Científico no 1º período, sob a orientação do Professor Mestre José Renaldo Prata Sobrinho.

Paripiranga
Fevereiro de 2013

ALVES, Rubem. O que é científico ?. Ed. Loyola, São Paulo, 2007. http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Rubem_Alves. Último acesso em 08/04/2014.
RESUMO: Rubem Alves é bacharel e mestre em teologia, também é doutor em filosofia e psicanalista. Ele é professor emérito da UNICAMP e têm várias publicações como crônicas, ensaios e contos, alguns deles traduzidos para outros idiomas. Entre as suas publicações, está o livro o que é científico ?. Nele Rubem Alvens procura explicar, com uma linguagem simples e por analogias, o que é a ciência e como ela surgiu. Ele compara a mesma com uma rede de pescar, pois essa deixa passar a água que é a maior parte que compõe o rio, assim como a ciência, que estuda aquilo que ela consegue capturar pelos seus métodos. Rubem Alves também compara o cérebro humano ao estômago, segundo ele a comida é um ser estranho ao estômago, no entanto quando ela é digerida passa a fazer parte dele. Assim também age o cérebro com uma informação que ele disconhece, quando ela é obtida pelo mesmo e associada a uma outra informação passa a fazer parte dele. Rubem Alves também crítica a ciência e afirma que, assim como algumas religiões, ela também é dogmática, uma vez que a ciência só trabalha com um método para dizer o que é científico e o que não é. Como ela trabalha com resultados quantitativos, há muitas coisas que ela não consegue explicar e não considera como científico, desconsiderando os e por isso criou um dogma.

Redes e peixes
“Quando as pessoas lhe falavam de nuvens, eles diziam: 'Com que rede esse peixe foi

Relacionados