FICHAMEN10

854 palavras 4 páginas
FICHAMENTO
REFORMAS ADMISTRATIVAS NO BRASIL UMA ABORDAGEM TEÓRICA E CRÍTICA.
Cabe, portanto, sobre as contribuições tanto de cada movimento de reforma quanto da filosofia do novo serviço público, segundo a qual a sociedade civil é agente no processo de cogestão do serviço público, entendendo que, dessa forma, torna-se possível que o governo seja exercido de formas realmente democrática. Pag. (61 e 62)
Esse Estado, na condição de um sistema que engloba outros subsistemas. É composto de diversas partes que interagem entre si e se inter-relacionam, constituindo um todo para concepção dos objetivos que se pretende alcançar. Nessa concepção, os cidadãos, que fazem parte desse sistema, sofrem influência das decisões estabelecidas e influenciam essas mesmas decisões. Pag. (63)
Nesse sentido, a temática referente às reformas administrativas gera questionamentos que sustentam diversas discussões, as quais fazem dessa temática um assunto sempre relevante e importante para os avanços dos debates e reflexões. Pag. (64)
O modelo cultural brasileiro traz consigo as raízes de nossa colonização- patrimonialismo e clientelismo. O processo de industrialização deu-se com o surgimento dos engenhos, e as raízes do trabalho coletivo foram vinculadas e confundidas com a escravidão recém-abolida, num processo contrário à industrialização da Europa, por exemplo, onde os trabalhadores que ingressam na indústria eram livres (NASCIMENTO, 1999). Pag. (65)
Realizou-se a descentralização administrativa do Estado, com a criação da figura da “administração indireta” e a maior autonomia de ação, que incluía pode contratar funcionários sob regime celetista e não mais, de estatutários. Surgiu a figura do Estado-produtor de bens e serviços atuando diretamente no domínio econômico, como condição necessária na fase inicial de desenvolvimento de um país. Pag. (66)
MODELOS DE TENDÊCIAS ATUAIS: NOVA GESTÃO PÚBLICA X NOVO SERVIÇO PÚBLICO.
A situação da administração pública no Brasil pouco se alterou,

Relacionados