Fichamanto Locke Teoria Pol Tica

789 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

Maria Yanka Ferreira de Carvalho
Urias Oliveira de Souza

Natal/RN
2015
REFERÊNCIAS:
Textos de Locke. In: WEFORT, Francisco C. Os Clássicos da política. Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, “O Federalista”. 13 ed. São Paulo: Ática, 2002. Pág. 90 – 110.

PALAVRAS-CHAVES: Poder político. Estado de natureza. Estado de guerra. Legislativo. Executivo.

IDEIAS CENTRAIS DO TEXTO:
Assim como Hobbes (autor estudado anteriormente), Locke também era jusnaturalista, além de liberal e contratualista. No texto estudado percebemos algumas semelhanças entre os dois pensadores, ambos discorrem sobre o estado de natureza e sobre o estado civil, mas cada um com o seu conceito.
Locke afirma que o indivíduo surgiu antes da sociedade e do estado e que a vida, a liberdade e os bens são direitos naturais de todos os seres humanos. Outro direito natural dos individuos e que não pode ser violado pelo Estado é a propriedade. Segundo Locke o trabalho fdeu origem a propriedade. Locke também afirma que foi a partir do uso do dinheiro que começaram a acumulação de riquezas e a distribuição desigual dos bens entre os individuos. Ele fala, também, que a função do governo nada mais é do que conservar a propriedade. A partir disso ele discorre sobre os poderes legislativo, executivo e federativo e disse que quando o executivo ou legislativo violam as leis e não velam pela propriedade, o governo perde os seus príncipios e passa a ser ilegal.
Ele influenciou a monarquia parlamentar inglesa, a revolução americana e alguns filósofos franceses - Montesquieu e Voltaire, por exemplo . Locke é considerado o pai do individualismo liberal.

TRECHOS RELEVANTES DO TEXTO:
[...] o poder de um magistrado sobre um súdito deve ser distinguido daquele de um pai sobre seus filhos, de um senhor sobre seu servo, de um marido sobre sua esposa e de um nobre sobre seu

Relacionados