Fichamaento - Um discurso sobre as ciências

3382 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH
CURSO DE GEOGRAFIA – 2° PERÍODO
DISCIPLINA: TEORIA E MÉTODO EM GEOGRAFIA
PROFESSOR: MARCELO MEDEIROS

FICHAMENTO
UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS

CARLOS JORGE TEIXEIRA

SOBRAL 2014
UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS

“E se, em vez de no passado, centrarmos o nosso olhar no futuro, do mesmo modo duas imagens contraditórias nos ocorrem alternadamente. Por um lado, as potencialidades da tradução tecnológica dos conhecimentos acumulados fazem-nos crer no limiar de uma sociedade de comunicação e interactiva libertada das carências e inseguranças que ainda hoje compõem os dias de muitos de nós: o século XXI a começar antes de começar. Por outro lado, uma reflexão cada vez mais verossímeis da catástrofe ecológica ou de guerra nuclear fazem-nos temer que o século XXI termine antes de começar.” (Pág. 6)
“Tal como noutros períodos de transição, difíceis de entender e de percorrer, é necessário voltar as coisas simples, à capacidade de formular perguntas simples que, como Einstein costumava dizer, só uma criança pode fazer mas que, depois de feitas, são capazes de trazer uma luz nova à nossa perplexidade.” (Pág. 6)
“(...) Rousseau fez as seguintes perguntas não menos elementares: há alguma relação entre a ciência e a virtude? Há alguma razão de peso para substituirmos o conhecimento vulgar que temos da natureza e da vida e que partilhamos com os homens e mulheres da nossa sociedade pelo conhecimento cientifico produzido por poucos e inacessível à maioria? Contribuirá a ciência para diminuir o fosso crescente na nossa sociedade entre o se é e o que se aparenta ser, o saber dizer e o saber fazer, entre a teoria e a prática? Perguntas simples a que Rousseau responde, de modo igualmente simples, com um redondo não.” (Pág. 7)
“Estávamos então em meados do século XVIII numa altura em que a ciência moderna, saída da revolução cientifica do século XVI pelas mãos de

Relacionados