FICHA RESUMO ANAL TICA DE OBRA CIENT hellip

365 palavras 2 páginas
FICHA RESUMO/ANALITICA DE OBRA CIENTÍFICA

1 NOME COMPLETO DO AUTOR DO FICHAMENTO: 2 OBRA/ARTIGO/ENSAIO EM FICHAMENTO: GEERTZ, Clifford. O saber local: fatos e leis em uma perspectiva comparativa parte III. In_ _ _ _ _ _, O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
3 ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO:
A importância da antropologia para o direito.
4 RESUMO DO LIVRO :
O estudo comparativo do direito não e a questão de transformar diferenças concretas em semelhanças concretas abstratas, e nem pode ser uma questão de localizar fenômenos idênticos com nomes diferentes, nem as conclusões que chegaram aos esses estudos, mas devem ter com referencia o gerenciamento de sua diferença.
O universo jurídico não esta sendo mantido em uma bola, está se expandido e se multiplicando, tornando-se igual e monótono com a modernidade. O âmbito jurídico em qualquer sociedade vem se alimentando mais das desordens do que da ordem. "O direito está envolvido em um processo de aprender a sobreviver sem as certezas que o geraram."¹
O direito une-se á outras grandes formações culturais da vida humana como a moral, a arte, a ciência, a tecnologia, tornando um pluralismo jurídico, nos comprometendo a afirmação de que a variedade existe.
E preciso um novo sistema linguístico, um novo jeito de falar, para compreender o que esta ocorrendo em termos do direito. O discurso "normal" é o discurso que se desenvolve por meio de regras, critérios, crenças, que nos diz o que fazer, para solucionar e resolver conflitos já o discurso "anormal" são critérios já estabelecidos e aceitos para chegar a um fim.
O interesse da antropologia no direito e descrever de forma útil e informativa, as situações, para que possam comentar assuntos que lhe são estranhos. O direito coloca seu poder em acontecimentos específicos de uma maneira que as normas pareçam surgir naturalmente é uma técnica para solucionar conflitos.

5 ANÁLISE DO CONTEÚDO LIDO:
A

Relacionados