Ficha nº5 História A 11ºAno

1205 palavras 5 páginas
Ficha 5.

Conjunto 1
1. Enclosures eram propriedades vedadas que se opunham, assim, ao openfield. Este processo era liderado pelos grandes proprietários que muitas vezes anexavam propriedades comunais, sendo este um processo importante na Revolução Agrícola. Assim, serviam para prender os animais, para se poder fazer experiências com novas plantas e era possível cada plantação ser tratada da maneira que precisava.
Rotação de Culturas era um sistema que alternava culturas, nomeadamente, as culturas de cereais e as leguminosas, e as das plantas forrageiras, o que tornava possível a renovação do solo. Este sistema era quadrienal e enquanto as plantas forrageiras se encontravam no solo, os animais também se alimentavam.

2. Como se pode verificar, no doc.2, a rede de transportes fluviais britânica em 1715 é superior à de 1790. Isto deve-se sobretudo à criação de um mercado interno, assim, era necessário a existência de canais para que tudo circulasse mais facilmente, desse modo cria-se uma grande rede de canais, o que possibilita não só o transporte de mercadorias, como igualmente de pessoas.

3. O doc.3 integra-se no Tráfico de escravos, (nomeadamente comércio triangular) um circuito de comércio de escravos que levou milhões de africanos para a América. Entre os séculos XVII e XVIII foram levados para a América mais de 10 milhões de Africanos.

3.1 A fonte apresentada é do ano 1787, ano esse que se enquadrou nos anos em que foram transportados 6 milhões de pessoas para a América. Foi feito nessa altura para redimir a situação grave se passava nesse ano, mas faz-nos pensar se realmente foi a vante. 4. O doc.4 remete para a Guerra dos sete anos. Esta foi o culminar de dois acontecimentos entre Inglaterra, Holanda e França. O primeiro foi a guerra entre Holanda e Inglaterra face à publicação dos Atos de Navegação, onde Inglaterra acaba por ganhar

Relacionados