FICHA goa1

431 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

GESTÃO DO OPERADOR AÉREO I

2.º SEMESTRE 2011/12

Prof. José Vicente

FICHA DE TRABALHO

1. A Triple Airways está a analisar a compra de uma aeronave por 70 milhões
EUR. O cash flow anual de exploração ascende a 20 milhões EUR. Será necessário efectuar uma grande reparação no final do segundo ano no montante de 20 milhões EUR. No final de 5 anos, a aeronave será vendida por 30 milhões de EUR. Admitindo que a taxa de actualização é de 7%, esta será uma boa operação em termos financeiros?

2. Comente: “Em todos os projectos quanto maior for o grau de endividamento maior é a rendibilidade dos capitais investidos.”

3. Comente: Na análise de projectos de investimento, o analista deve recomendar o investimento em projectos cuja Taxa Interna de Rentabilidade seja inferior ao custo de oportunidade do capital, porque quanto maior for o custo de oportunidade do capital maior é o retorno do investidor.
4. Comente: “Num momento de elevadas incertezas na evolução económica e financeira é preferível escolher investimentos sem risco do que investimentos com risco.”

5. Comente: “O melhor momento para se proceder às fusões é quando as empresas são jovens e não tem ainda “vícios” nem “custos excedentários” que se vão acumulando ao longo dos anos.”
6. Se o valor actual de 450.000 EUR pagos ao fim de um ano é de 400.000
EUR, qual é a taxa de actualização?

7. Tem a possibilidade de participar num projecto que gera os seguintes cash flows de tesouraria:
C0

C1

C2

6.250

3750

-10.850

A taxa interna de rentabilidade é de 9,3%. Se o custo de oportunidade do capital for de 7,1%, aceitará a oferta?

8. A administração da Global Company Airlines tem uma aeronave que foi adquirida há dois anos por 70 milhões EUR. Os custos operacionais ascendem a 20 milhões de euros por ano e os proveitos operacionais ascendem a 50 milhões de euros por ano. A empresa está

Relacionados