FICHA DE LEITURA Texto de referência: CEFES; CRESS. Grupo de Trabalho “Serviço Social na Saúde”. Parâmetros para Atuação de assistentes Sociais da Saúde. Brasília, 2010.

5417 palavras 22 páginas
FICHA DE LEITURA

Texto de referência: CEFES; CRESS. Grupo de Trabalho “Serviço Social na Saúde”. Parâmetros para Atuação de assistentes Sociais da Saúde. Brasília, 2010.

Página Citação
11-
Apresentação
Trata-se de: “[...] documento, ora intitulado “Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde”, tem como finalidade referenciar a intervenção dos profissionais de Serviço Social na área da saúde.”
Sendo um: “[..] produto do Grupo de Trabalho “Serviço Social na Saúde, instituído pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) em 20081, que incorporou nas suas discussões e sistematizações as deliberações do 36º e 37º Encontro Nacional CFESS/CRESS2.”
12
Por este viés, procura [...] “expressar a totalidade das ações que são desenvolvidas pelos assistentes sociais na saúde, considerando a particularidade das ações desenvolvidas nos programas de saúde, bem como na atenção básica, média e alta complexidade em saúde.”
Foi construída a partir de “discussões realizadas em quatro reuniões de trabalho.”
14
A estrutura: “O primeiro, intitulado “Saúde, Reforma Sanitária, Sistema Único de Saúde e desafios atuais [...]”,o segundo item aborda a discussão teórica e política presente no Serviço Social na Saúde, o terceiro item caracteriza, inicialmente, as atribuições e competências gerais do assistente social e, em um segundo momento, discute a intervenção do profissional na saúde, a partir de quatro eixos de ação, a saber: ações de atendimento direto aos usuários12; ações de mobilização, participação e controle social; ações de investigação, planejamento e gestão; ações de assessoria, qualificação e formação profissional. Por fim, o texto aponta para “Algumas Reflexões”, fruto da elaboração realizada.
15
“[...] tendo como referência para análise e construção desses parâmetros os seguintes eixos:
a) o subsídio às lutas pela ampliação da presença desses profissionais nas instituições responsáveis pelas políticas;
b) a qualificação do

Relacionados