Ficha de Leitura MENDES, Paulo (2013). O mar é que manda: Comunidade e percepção do ambiente no litoral alentejano

1352 palavras 6 páginas
Inês Marques

Ficha de Leitura MENDES, Paulo (2013). O mar é que manda: Comunidade e percepção do ambiente no litoral alentejano. Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Paulo Mendes, antropólogo licenciado e doutorado pelo ISCTE-IUL, é professor auxiliar da Escola de Ciências Sociais e Humanas da UTAD. Actualmente está a desenvolver no CRIA-ISCTE e na Universidade de Trömso (Noruega) investigação sobre alterações climáticas e as dinâmicas entre estas e as ciências sociais.
Os seus interesses são muitos, mas tem-se centrado em trabalhos sobre questões da relação natureza/cultura, prosseguindo investigações que ensaiam a integração ecológica do que é social e cultural.
Os assuntos relacionados com o mar e as comunidades piscatórias ganham, desta forma, pertinência para o autor.

Abstract: A Azenha do Mar é uma comunidade de pescadores situada no litoral alentejano (pertencente a freguesia de S, Teotónio, conselho de Odemira). Tem cerca de quarenta anos de existência e resulta do abandono do trabalho nos campos e das possibilidades existentes devido às condições ecológicas. Os processos que lhe dão origem centram-se na desigualdade social no acesso a propriedade e a trabalho, as intencionalidades individuais, num contexto onde a natureza prevalece.
O autor estuda a forma como as mudanças ao longo dos anos afectam esta comunidade piscatória, mas interessa-se, principalmente, na relação entre o homem e o ambiente (neste contexto) e como este vai influenciar a construção e manutenção da comunidade.
Ao longo do texto prevalecem perspectivas que revelam a percepção do ambiente e a individualidade e comunidade.

Palavras-chave: comunidade piscatória, individualidade, meio ambiente, trabalho

A Azenha do Mar, sendo uma comunidade piscatória algo recente, onde praticamente toda a população vive, de facto do trabalho no mar, revelou-se - aquando da primeira experiencia do autor, Paulo Mendes e a sua, então

Relacionados

  • Bom 2006 4
    213769 palavras | 856 páginas
  • Bom 2006 1
    213769 palavras | 856 páginas