Ficha de Leitura - Gestão de Pessoas não é com o RH

Páginas: 9 (2216 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014



DISCIPLINA: Seminários Integrados
PROFESSOR (A): LILIA CUNHA
ALUNO (A): Felipe Schein do Canto
Nº. MATRIC.: 200920056





 
FICHA DE LEITURA
 
 
TÍTULO DA PUBLICAÇÃO:
Gestão de Pessoas não é com o RH
AUTOR(ES):
José Luiz Bichuetti
DATA DE PUBLICAÇÃO:
2011
EDIÇÃO:

LOCAL DE EDIÇÃO:
São Paulo
EDITORA: Lafonte Ltda.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Pessoas, Liderança,Gente, Recursos Humanos.

 Notas sobre o autor: José Luiz Bichuetti é Engenheiro Eletrônico graduado pelo ITA, graduado pelo Owners/Presidents Management Program (OPM) da Harvard Business School, com MBA pela University of Hartford USA. Foi membro do Global Board da Harvard Business School Alumni Association. Foi Vice Presidente de Desenvolvimento de Negócios na América Latina para o grupo inglêsCompass Group PLC; CEO da Interclínicas, da COEL Controles Elétricos e da Sodexo do Brasil; Diretor Geral da Arthur D. Little no Brasil e na Argentina, Principal da Booz & Co, sócio da ValuePoint Consultoria de Gestão Empresarial e da Transearch Brasil. É coach executivo pelo Lore International Institute. É coordenador de comissão de estudos e instrutor nos cursos de governança corporativa do IBGC- Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Possui experiência internacional nos Estados Unidos, França, Itália, Japão e diversos países da América Latina.

 Temática principal do livro: Abordagem de questões estratégicas para o desenvolvimento de gestão de pessoas dentro das empresas, fazendo com que deixe de ser apenas um custo.
 Aspectos pertinentes abordados em cada capítulo:
1ºCapítulo – O fator gente: Aborda o principal problema dentro das organizações, o olhar da alta direção apenas para maquinas e equipamentos como fonte de renda, como se elas se ligassem e consertassem sozinhas, como se pudesse existir uma organização apenas com máquinas e assim ela seria bem sucedida. O fator gente como menciona o título é o capital mais importante dentro das organizações, e por muitasvezes o mais desvalorizado. E quando a empresa pretende valorizar, não sabe por onde começar, ou quem deve fazer isso.
2º Capítulo – Motor e vida dos negócios: De nada adianta a alta administração estar disposta a valorizar seu capital humano, os funcionários serem motivados se não houver um líder para administrar esta motivação e orienta-la de maneira a produzir e desenvolver cada vez mais.Líder este que saberá unir e trabalhar uma equipe com diversas gerações, e utilizar cada particularidade específica para que juntos cheguem ao objetivo principal, o desenvolvimento da organização.
3º Capítulo – Obstáculos na Gestão de Pessoas: O capítulo mostra o despreparo dos diretores e CEO’s para lidar com pessoas, os números e resultados financeiros vêm em primeiro lugar, esquecendo que paraisso as pessoas são de extrema importância. Mesmo reconhecendo que suas empresas pecam neste quesito, pouca energia é investida. E muitas vezes, esses executivos são despreparados para tal função, ou como na maioria das vezes, sucumbidos a apresentar resultados em curto prazo, o que faz com que o foco nas pessoas seja “deixado de lado” no momento. E também, as contratações de urgência, quase sempreproblemáticas e insatisfatórias, pulam processos para atender a demanda e deixam passar pontos cruciais, resultando em trocas seguidas de funcionários e falta de entrosamento na equipe. Uma equipe bem liderada, com um supervisor que saiba aproveitas as potencialidades de cada membro e uni-las, sempre terá resultados positivos, porém este mesmo líder deve estar atento as necessidades de seusliderados, para que eles se desenvolvam constantemente, sem medo de ser substituídos por um deles, o que acontece com muitos, porém os mesmos esquecem que eles também podem crescer dentro da empresa, e que vão precisar de uma pessoa a curto prazo para substituí-lo ou perderam a oportunidade, sendo assim, um exemplo a ser seguido. A área de RH tem papel principal nesse desenvolvimento, e para isso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao de pessoas
  • Gestão de Pessoas: Subsistemas de RH
  • Gestao de pessoas com enfase em rh
  • GESTÃO DE PESSOAS X RH
  • Rh gestao de pessoas
  • Atp-gestão de pessoas-rh.
  • RH gestão de pessoas
  • Rh x gestao de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!