Ficha de Leitura - Fatos Sociais

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS
COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO







AUGUSTINE TIMM





FICHA DE LEITURA – FATOS SOCIAIS - EMILE DURKHEIM









PELOTAS – RSABRIL 2013


Neste texto Durkheim mostra que os Fatos Sociais consistem em maneiras de pensar, agir e sentir que são impostas às pessoas através de um poder coercitivo.
Émile Durkheim define o fato social como “coisa” por ser algo que, mesmo não sendo material, este algo existe como objeto independentemente das ideias e valores, onde as pessoas devem analizar este fato de fora. Com isso Durkheimquer dizer que a pessoa deve ter neutralidade e objetividade em relação a sociedade, ele deve descrever a realidade e os fatos sociais, sem deixar que suas ideias e opiniões interfiram na observação dos fatos sociais.
Da mesma maneira que a física e a biologia estudam os fatos da natureza, assim a sociologia estuda os fatos sociais.
Para Durkheim, fatos sociais são a maneira de vestir, a língua,o sistema monetário, religião, leis e etc. A mesma age sobre os individuos sendo exterior a eles e com o poder de pressão obrigando-os a agirem de certa forma, ou seja, da maneira que a sociedade acha correta.
Esta obrigação já é imposta às pessoas desde crianças, pois a sociedade por intermédio dos pais, ensinam-as a mandeira de vestir, falar, agir e etc., sendo assim, o grupo social éperpetuado, apesar da morte dos individuos.
Por exemplo, se uma pessoa vai até a casa de um vizinho ou conhecido e chegando lá, abre a geladeira, deita no sofá, as pessoas da casa não irão gostar ou irão achar estranho. Mas não existem leis escritas que impeçam as pessoas de ter atitudes como esta, mas a maioria das pessoas se sentem proibidas de fazer isto. Isto se chama ação coercitiva do fato social,é o que impede ou autoriza as pessoas de fazer alguma coisa, exercendo uma pressão na consciência das pessoas, dizendo-as o que devem e o que não devem fazer.
Quando um homem desempenha seu papel de esposo, pai, empregado e cidadão, também está desempenhando seus deveres que embora lhe sejam próprios, são exteirores a ele, pois não foi ele quem os criou, mas lhe foram concebidos através daeducação.
“Se experimento violar as leis do direito, estas reagem contra mim de maneira a impedir meu ato se ainda é tempo; com o fim de anulá-lo e restabelecê-lo em sua forma normal se já se realizou e é reparável; ou então para que eu o expie se não há outra possibilidade de reparação. Mas, e em se tratando de máximas puramente morais? Nesse caso, a consciência pública, pela vigilância que exercesobre a conduta dos cidadãos e pelas penas especiais que têm a seu dispor, reprime todo ato que a ofende.”
Neste parágrafo entende-se que se alguém desobedecer as leis impostas pelo direito, a pessoa obviamente será julgada e dependendo do ato, será punida tendo que cumprir tal punição. Mas quando alguém viola as leis morais, ou seja, as leis que impõe às pessoas a maneira de vestir, falar, andar,se comportar, etc., é a sociedade que julga, sem punição quanto as leis do direito. Mas se as pessoas não se submetem a mudar seus hábitos ou costumes, certamente irão provocar riso ou afastamento das demais pessoas do grupo social, dizendo-se assim, que a pessoa sofre os mesmos efeitos que uma pena propriamente dita. As pessoas são vitmas daquilo que vem do exterior. Assim os fatos sociais sãoprodutos da vida em sociedade, e sua manisfestação é o que interessa a sociologia.
Esse tipo de coerção não é percebido pela sociedade, afinal todos já estão acostumados com isso.
Outro tipo de coerção é se alguma mulher for ao trabalho de lingerie. Obviamente chamará muita atenção, muitos irão rir, achar estranho ou pensar que isto é uma forma de insinuação. Porém não há leis que não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ficha de leitura: Política Social
  • Ficha de leitura do livro Cidadania, classe social e status.
  • Ficha de Leitura Ficha de leitura do livro Até que ponto, de fato, nos comunicamos, de Ciro Marcondes Filho
  • Ficha de Leitura do Livro "Até que Ponto, de Fato, nos comunicamos? de Ciro Marcondes Filho
  • Ficha de leitura
  • ficha de leitura
  • FICHA DE LEITURA
  • ficha de leitura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!