Ficha de leitura do capítulo: “Iconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da arte da renascença”, do livro de Erwin Panofsky “O significado nas artes visuais”

Páginas: 12 (2790 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2013
FBAUL
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Ano
2013/2014
Disciplina:
História de Arte I
Curso:
Pintura







Primeira Prova Obrigatória: Ficha de Leitura



Ficha de leitura do capítulo: “Iconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da arte da renascença”, do livro de Erwin Panofsky “O significado nas artes visuais”, Lisboa: Presença, 1989.Data:
29 de Outubro de 2013
Aluno n.º
7446
Nome:
Mário Veríssimo de Almeida

1. Introdução
O presente trabalho versa sobre o desenvolvimento do método iconológico de Erwin Panofsky descrito no capítulo: “Iconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da arte da renascença”, do livro “O significado nas artes visuais”, no qual Panofsky diferencia os conceitos deiconografia e iconologia, conceitos que o próprio Panofsky criou e introduziu nos estudos sobre arte.
Inicia-se com uma breve biografia, à qual se segue uma contextualização do referido capítulo na obra do autor, e posteriormente é feito um resumo do mesmo, concluindo com uma leitura crítica.

1.1. Biografia
Erwin Panofsky é um dos mais brilhantes teóricos de história da arte.
Foi um crítico ehistoriador da arte alemão, um dos principais representantes do chamado método iconológico.
Nasceu a 30 de Março de 1892, na cidade alemã de Hannouver. Formou-se nas Universidades de Munique, Berlim e Friburgo onde foi discípulo de um grande historiador de arte alemão, de nome Aby Warburg, o qual ficou célebre pelos seus estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano.
Panofskyconcluiu o seu doutoramento em 1914, na Universidade de Friburgo, com uma tese sobre o pintor alemão Albercht Dürer.
No ano de 1916 casou-se com Dora Mosse, também ela historiadora de arte.
Entre 1920 e 1933 deu aulas de História da Arte em várias Universidades, e foi ganhando reconhecimento como crítico e historiador, publicando vários estudos e ensaios.
Com a chegada do regime nazi,abandonou a Alemanha (era de ascendência judia), passando a residir nos Estados Unidos, para onde havia viajado como professor convidado em 1931.
Foi professor no Instituto para Estudos Avançados da Universidade de Princeton (1935-1962), em Harvard (1947-1948) e em Nova Iorque (1963-1968).
Panofsky morreu em Princenton, Nova Jérsia, no ano de 1968.

1.2. O texto analisado no contexto da obra doautor
Ao longo da sua vida estudou e analisou mais profundamente a arte medieval e a do Renascimento.
Elaborou uma série de estudos de Dürer, como Drers Kunsttheorie (1915), Drers Stellung zur Antike (1922) e Drers "Melancolia I" (1923, em colaboração com F.Saxl). Publicou um livro sobre a escultura alemã entre os séculos XI e XIII (Die Deutsche Plastik des elften bis dreizehnten Jahrhundrets(1924). Durante estes anos começou a desenvolver a ideia da iconologia e iconografia
No ano de 1924 publica o seu primeiro grande trabalho “Idea: uma contribuição para a história das ideias na história da arte”, onde expõe os seus estudos e análises sobre a história da teoria neo-platônica na arte.
Devido à influência da crítica de Kant e do pensamento de Riegl e Cassirer, direcionou as suaspesquisas para a elaboração de um método, que ficou patente em Estudos em Iconologia: Temas Humanísticos na Arte do Renascimento (1939). Nestes Estudos fez a distinção entre iconografia e iconologia dando exemplos sobre as diferenças. Definiu iconografia como o estudo tema ou assunto, e iconologia o estudo do significado do objeto e onde a história da arte é concebida como a ciência da interpretação.Aplicou o referido método nos seus trabalhos seguintes, dedicados a Albrecht Dürer (Fundamentais da monografia, 1943), bem como à arquitetura gótica (abade Suger na Igreja da Abadia de São Denis (1946), Arquitectura Gótica e Scolasticism (1951), à pintura flamenga dos séculos XIV-XV Early Nedelandisch pintura, sua origem e natureza, (1953) e ao Renascimento e seu relacionamento com o medieval...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ficha de leitura
  • Resumo do capítulo "ICONOGRAFIA E ICONOLOGIA: UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ARTE DO RENASCIMENTO" de Erwin Panofsky
  • Iconografia e iconologia uma introdução ao estudo da arte da renascença
  • O significado nas artes visuais, erwin panofsky
  • Ficha de leitura iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte do renascimento
  • Recensão: “O Significado nas Artes Visuais” de Erwin Panofsky
  • Iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte do renascimento
  • Erwin Panofsky

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!