Ficha de leitura: desseriação escolar: alternativa para o sucesso?

396 palavras 2 páginas
Título: DESSERIAÇÃO ESCOLAR: ALTERNATIVA PARA O SUCESSO?
Autora e Instituição de Origem:
Candido Alberto Gomes - PhD em Educação, University of California, Los Angeles Consultor da UNESCO e Professor Titular do Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília.
Revista/ Fator de Impacto / Qualis:

ENSAIO: AVALIAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO - (ISSN 0104-4036) – É uma publicação trimestral internacional, da Fundação Cesgranrio, com tiragem de 3.000 exemplares, de distribuição gratuita, circulando nos meses de março, junho, setembro e dezembro.
Artigo publicado em março de 2005
Fator de impacto: 0,1111
Qualis: B-2

Resumo:
Texto com 240 palavras. Descreve muito bem o que vai ser abordado no artigo, trazendo com propriedade o enfoque da desseriação escolar mundial e brasileiras em relação a pesquisas. Também faz um relato bem real da introdução, da metodologia aplicada e alguns pontos conclusão da pesquisa.

Introdução:
O artigo faz uma introdução bem apurada do posicionamento da desseriação escolar nacional e internacional, citando leis brasileiras e um apanhado da literatura internacional em relação ao assunto pesquisado.
Na introdução o autor realiza um excelente posicionamento do referencial teórico mediante o tema que será analisado no texto.

Material e método:
O artigo faz um levantamento foi realizado em 62 trabalhos de pesquisa sobre o Brasil, como descreve no texto, a partir de bases eletrônicas de dados de trabalhos acadêmicos e concentradas nas regiões mais desenvolvidas, por este motivo, as que tomaram a iniciativa desta inovação e com as melhores documentações. Destas 62 pesquisas, o autor escolheu 34 que constituíram a base deste artigo.
A análise da pesquisa em diversos estados das regiões sul e sudeste em escolas com organização da educação em ciclos é bem abordada e dessecada em detalhes no decorrer da publicação.

Resultados:
Na análise realizada da pesquisa elencou aspectos favoráveis e desfavoráveis e a

Relacionados

  • Artigo
    9827 palavras | 40 páginas