Ficha De Leirura Sociologia 2015

584 palavras 3 páginas
IFRS – Sociologia da Educação, 2014/1
Professora: Maria Cristina
Aluna: Maria Dalva Gomes Martins

Ficha de leitura

NOGUEIRA, Cláudio; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu:limites e contribuições. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002.

Os autores Cláudio Nogueira e Maria Alice Nogueira no artigo intitulado “A Sociologia da Educação de Pierre Bordieu: limites e contribuições” têm como objetivo reconhecer o alcance e a importância da obra do autor e constatar de uma forma equilibrada, que em sua teoria há algumas limitações.
Nesse artigo há uma citação na página 16, que em meados do século XX, tinha-se a suposição de que o acesso à escola pública gratuita resolveria o problema da educação, que as oportunidades de ensino seriam iguais para todos, que levariam os indivíduos a ocupar altas posições na sociedade.
Posteriormente, nos anos 60, acontece uma crise sobre esta suposição de concepção de escola com oportunidades de igualdade. Através de pesquisas descobriu-se que o desempenho escolar dependia também da origem social dos alunos.
A partir de então, Bordieu realiza uma análise sobre o desempenho escolar, as desigualdades escolares, a herança familiar e o papel da escola. Criando conceitos como o habitus: classificação da realidade e visão de mundo, o campo: espaço onde ocorrem às relações, violência simbólica: a imposição da cultura das classes dominantes e o capital cultural: luta pela detenção do poder.
Onde se via igualdade de oportunidades, meritocracia, justiça social, Bourdieu passa a ver reprodução e legitimação das desigualdades sociais. A educação, na teoria de Bourdieu, perde o papel que lhe fora atribuído de instância transformadora e democratizadora das sociedades e passa a ser vista como uma das principais instituições por meio da qual se mantêm e se legitimam os privilégios sociais. [...] Bourdieu oferece um novo quadro teórico para análise da educação, dentro do qual os dados estatísticos acumulados

Relacionados