Ficha_de_Estudo- tocqueville

Páginas: 5 (1211 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


FICHA DE ESTUDO (modelo, preencher TODOS os 7 itens)
1- ALUNA

Bruna Karoliny Silvino da Silva
2- AULA E OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
 Identificar a contribuição dos autores para formação do Estado.
3 – TEXTO EM ANÁLISE: (REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DO TEXTO LIDO)
WEFFORT Francisco. Os clássicos da Política. Vol.2. São Paulo: Ática, 2006. (capítulo 5 – Tocqueville) pág. 151-188

4 –SÍNTESE DO TEXTO.

Democracia: um processo universal
Em sua maior obra, A democracia na América, Alex de Tocqueville apresenta sua visão de democracia apreendida a partir da pesquisa realizada durante sua estada nos Estados Unidos. A maneira pela qual retira da realidade pesquisada fatos que lhe parecem significativos para a compreensão do fenômeno democrático, o cuidado com que osrelaciona, buscando ai encontrar a racionalidade que lhes é especifica, permite que se veja no seu estudo mais de que a democracia, tal como ocorria nos EUA.
Ao elaborar seu conceito de democracia, Tocqueville o apresenta como um processo de caráter universal. A universalização da igualdade resulta na universalidade da atividade do trabalho como meio de subsistência e de enriquecimento, condiçãonecessária ao bem estar material. Democracia não seria um fenômeno que apenas surgiu e se desenvolveu nos Estados Unidos. A democracia é vista como inevitável e mesmo providencial, pois ela seria a própria vontade divina, realizando-se na história da humanidade.
A existência de seu processo igualitário, como se fosse uma lei necessária para se compreender a historia da humanidade.O fator mais importante para defini-los é a ação política do seu povo. Uma sociedade democrática tende a centralização e comporta o risco de uma gestão pela administração pública do conjunto das atividades sociais. Essas sociedades são, em conjunto, materialistas, o que significa que os indivíduos tem a preocupação de adquirir o máximo de bens deste mundo, e que o objetivo da coletividade éfazer com que o maior número possível de pessoas vivam do melhor modo

Os perigosos desvios da igualdade: A democracia de Tocqueville esta sempre associada a um processo igualitário que não poderá ser sustado, desenvolvendo-se também diversamente em diferentes povos, conforme suas variações culturais. Porém será a vontade da ação política que irá definir se essa democracia será liberal ou tirânica.O processo de igualização crescente pode envolver desvios perigosos, que levem a perda da liberdade. Para evita-los, é preciso conhecê-los e apontá-los, o que deve ser feito estudando-se a democracia e tendo-se uma ação política constante em defesa da liberdade. Tocqueville vê no desenvolvimento democrático dois grandes perigos: o primeiroseria o aparecimento de uma sociedade de massa, permitindo que se realizasse uma Tirania da Maioria, e por segundo seria o surgimento de um Estado autoritário-despótico .
Um estado autoritário-despótico acentua as inclinações "naturais" da igualdade, seus vícios. Esta perspectiva de um futuro marcado pela associação entre igualdade e servidão não é fruto da imaginação profética de um remotodevir.
O desenvolvimento de uma sociedade onde hábitos , valores fossem definidos por uma maioria, qualquer atividades ou manifestações de ideias que escapassem ao que a massa da população acreditasse ser a normalidade, seriam impedidas de se realizar, è o que Tocqueville define como Tirania da Maioria.
Individualismo para ele é criado e alimentado pelo desenvolvimento do industrialismocapitalista, onde o interesse mais alto é o lucro, a riqueza. Os cidadãos a medida que dedicam-se ao afazeres enriquecedores, abandonam seu interesse pelas coisas publicas. Dessa maneira, são facilmente persuadidos. Com consequência possibilitam o estabelecimento de um Estado que aos poucos tomara para si todas as atividades.
Ação política e instituições políticas: A fraqueza do exercício da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tocqueville
  • Tocqueville
  • tocqueville
  • Tocqueville
  • Tocqueville
  • Tocqueville
  • Tocqueville
  • Tocqueville

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!