Ficha de avaliação

Páginas: 11 (2508 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


Grupo I – Compreensão da Leitura(50%)

Lê atentamente o textos e responde com correção e clareza às questões, de acordo com as orientações que te são dadas.
Texto A: Lenda das Amendoeiras - Algarve
Há muito tempo, antes da independência de Portugal, quando o Algarve pertencia aos mouros, havia ali um rei mouro que desposara uma rapariga do norte da Europa, à qual davam o nome de Gilda.Era encantadora essa criatura, a quem todos chamavam a "Bela do Norte", e por isso não admira que o rei, de tez cobreada, tão bravo e audaz na guerra, a quisesse para rainha.
Apesar das festas que houve nessa ocasião, uma tristeza se apoderou de Gilda. Nem os mais ricos presentes do esposo faziam nascer um sorriso naqueles lábios agora descorados: a "Bela do Norte" tinha saudades da sua terra.
Orei conseguiu, enfim, um dia, que Gilda, em pranto e soluços, lhe confessasse que toda a sua tristeza era devida a não ver os campos cobertos de neve, como na sua terra.
O grande temor de perder a esposa amada sugeriu, então, ao rei uma boa ideia. Deu ordem para que em todo o Algarve se fizessem plantações de amendoeiras, e no princípio da Primavera, já elas estavam todas cobertas de flores.
Obom rei, antevendo a alegria que Gilda havia de sentir, disse-lhe:
- Gilda, vinde comigo à varanda da torre mais alta do castelo e contemplareis um espectáculo encantador!
Logo que chegou ao alto da torre, a rainha bateu palmas e soltou gritos de alegria ao ver todas as terras cobertas por um manto branco, que julgou ser neve.
- Vede - disse-lhe o rei sorrindo - como Alá é amável convosco. Osvossos desejos estão cumpridos!
A rainha ficou tão contente que dentro em pouco estava completamente curada. A tristeza que a matava lentamente desapareceu, e Gilda sentia-se alegre e satisfeita junto do rei que a adorava. E, todos os anos, no início da Primavera, ela via do alto da torre, as amendoeiras cobertas de lindas flores brancas, que lhe lembravam os campos cobertos de neve, como na suaterra.
Cf. http://web.educom.pt/pr1305/lenda_das_amendoei.htm
 
1. Assinala com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações.
a) As lendas pretendem transmitir um ensinamento. 
b) O rei mouro vivia no Norte da Europa. 
c) Gilda tinha saudades das amendoeiras da sua terra. 
d) As amendoeiras florescem no Verão. 
2. Indica a personagem principal do texto e justifica a tuaopção.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Qual a explicação que esta lenda pretende dar?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. O texto que acabaste de ler é uma lenda. Recordando o que aprendeste nas aulas, apresenta argumentos para justificar esta classificação.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Texto B: O Mito de Osíris

A religião do Egito Antigo teve um papel fundamental no desenvolvimento da cultura egípcia. A fé egípcia baseava-se numa diversidade de antigos mitos, no culto da natureza e na adoração de muitas divindades. Os egípcios contavam belas históriassobre as origens e os atributos dos seus deuses, através das quais procuravam explicar os mistérios da natureza. Uma das mais conhecidas dessas histórias é o mito de Osíris.
Segundo a crença egípcia, no início apenas existia o oceano e o deus do sol, Ré. Este nasceu de uma flor de lótus e de um ovo e, quando surgiu à superfície da terra, trouxe consigo quatro crianças, os deuses Shu e Geb e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ficha de Avaliação
  • ficha de avaliação
  • Ficha de avaliação
  • ficha de avaliação
  • ficha de avaliaçao
  • Ficha de avaliação
  • Ficha de Avaliação
  • ficha de avaliação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!