Ficha controlo APL1.3

720 palavras 3 páginas
Ficha de Laboratório: APLF 1.3 Capacidade térmica mássica

Questões problema

1- Por que razão no Verão a areia escalda e a água não?
A areia tem uma menor capacidade térmica em relação à água e portanto aquece mais rapidamente.

2- Por que razão os climas marítimos são mais amenos que os continentais?
O terreno continental tem uma menor capacidade térmica em relação ao mar, esta diferença faz com que haja as correntes de convecção do ar. Como o ar continetal é mais quente e, portanto, mais leve, irá subir, por conseguinte, o ar marítimo que é mais frio e, portanto, mais denso, irá descer, sendo empurrado para o continente, tornando-o mais fresco. Por isso, os climas formam-se mais amenos quando mais próximos do mar.

Questões pré- laboratoriais

1- O que significa dizer que a capacidade térmica mássica do alumínio é 900 J kg-1 K-1 ? Significa dizer que o alumínio precisa de uma energia de 900 J, para que 1 Kg eleve 1ºK.

2- Se fornecermos a mesma quantidade de energia a dois blocos com a mesma massa, um de Al e outro de Cu, qual deles sofrerá maior elevação de temperatura? Justifique. Sofrerá uma maior elevação de temperatura o cobre, pois, a sua capacidade térmica é menor do que a do alumínio, para a mesma energia fornecida.

3- Se os blocos anteriores forem aquecidos com a mesma fonte de energia até sofrerem a mesma elevação de temperatura, qual deles demorará mais tempo a aquecer? Justifique. O alumínio demora mais tempo porque a sua capacidade térmica é maior do que a do cobre, o que indica que precisa de mais energia, portanto, mais tempo para aquecer.

4- Se aquecermos uma massa igual de água e azeite fornecendo a mesma quantidade de energia, verificaremos que o azeite atinge uma temperatura superior à da água.
Qual destas substâncias tem maior capacidade térmica mássica? Justifique. A água tem uma maior capacidade térmica mássica, visto que tem uma temperatura inferior ao azeite à mesma temperatura o que indica que

Relacionados