Ficar, uma desfragmentação do amor

Páginas: 3 (572 palavras) Publicado: 23 de maio de 2011
Em última análise, precisamos amar para não adoecer”(Sigmund Freud).

A pós-modernidade colocou valores, até então intocáveis, de ponta-cabeça. O futuro chegou, e, nessa reviravolta dos novosparadigmas estão os adolescentes, sujeitos em formação que, no seu exercício afetivo/sexual, não namoram, é coisa do passado!, “ficam”. “Ficar” termo ambíguo que é usado não no sentido de permanecer:“ficar namorando”, mas, de “estacionar”1. Ou seja, bem a maneira superficial e breve dos jovens atuais se “relacionar”. Mal se apresentam e logo já estão se “bicando”, movidos pelo frenesi de beijarem,indiscriminadamente, o maior número de bocas possível.

Após o Renascimento, o beijo deixou de ter função oficial e sagrada. Assim, beijar na boca, devido à conotação erótica, ficou reservado aosamantes. Baiser (beijar em francês) significa ofertar os lábios para o beijo ou o próprio ato sexual. Em geral, o beijo é uma demonstração de afeto, gesto simbólico de afirmação de vínculo com ooutro2. É através do vínculo que toda personalidade se comunica, mas se a mesma está dissociada, tem duas pautas de conduta3. Enamorar tem o potencial para o amor, enquanto que “ficar” é pura estimulaçãoda libido que encerra no descartável. Enamorar é uma das formas de manifestar a individualidade e de realizar a subjetividade, capaz de superar barreiras de classe social e de religião4.

Anatureza erótica não ama sempre, e nem a todos, mas, na medida em que o faz integralmente, consuma o sentido da vida5. Porém, essa “onda” do beijo oportunista desqualifica o jovem enquanto pessoa.Portanto, não se trata apenas de uma questão de mudança, mas de analisar como se forjou essa praxe que dissocia conteúdos afetivos e sexuais de personalidades em construção6.

Paixão (passione - latim),força dentro da pessoa que a domina; (pathós - grego), experiência assustadora e misteriosa. O suposto sofrimento atribuído ao amor e a paixão, na verdade, decorre da sua falta, interdição ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Se Eu Ficar
  • Se eu ficar
  • Como ficar gostosa
  • Como ficar rico
  • Como ficar rico
  • como ficar rico
  • Namorar ou Ficar
  • ficar velho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!