Ficção Científica

Páginas: 7 (1593 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2015
Ficção científica


Perguntas :

1-) O que é ficção cientifica?
R: Trata-se de um "gênero" literário que apresenta estórias fictícias e fantásticas, mas cuja fantasia propõe-se a ser plausível, quer em uma época e local distante ou próximo, ou mesmo no aqui e agora.
Entretanto, a ficção científica pode estar presente em histórias, filmes, livros e etc. que pertencem a outrogênero como romance, terror, ação. Basta considerar os sucessos de Hollywood como Alien e Predador classificados como filmes de terror, mas que apresentam muita ficção científica.
Na realidade sequer é de fato um "gênero" tal como Drama, Policial ou Aventura, mas na verdade, uma característica que pode haver na Estória. Uma obra de Ficção Científica pode ser de qualquer gênero como por exemplo:FC & Terror: A Mosca, Alien
FC & Ação: Total Recall, The Terminator
FC & Romance: Em Algum Lugar do Passado, Kate & Leopold
FC & Policial: Robocop, Blade Runner
FC & Drama: Inimigo Meu, Soyent Green
A grande diferença é que ela tenta convencer seu público de que as idéias que apresenta podem não ser possíveis no contexto atual, mas poderiam ser, valendo-se de uma explicação científica oupelo menos racional.

2-) Quais são os principais ramos da Ficção Científica?
R.:VIAGENS NO TEMPO
Criado por H.G.Wells no livro Á Máquina do Tempo, é provavelmente o mais popular. Tal como nesta obra pioneira, pode envolver viagens do presente para o futuro, mas na maioria dos casos envolve viagens do Presente para o Passado, ou de visitantes do futuro vindo ao presente. De qualquer modo orecuo no tempo é bem mais comum.
Muitas vezes também a Viagem no Tempo em si não é o assunto principal, "Buck Rogers" por exemplo, mas a história depende dela. Em outros casos ela é a grande vedete, "De Volta Para o Futuro", quer seja mostrando os choques culturais ou as complicações dos efeitos de Paradoxo Temporal.
Até hoje a viagem famosa mais ousada foi a da primeira obra, de H.G.Wells, que foimais de 850 mil anos para o futuro! Ninguém quebrou tal recorde até hoje, a não ser em viagens para o passado, em uma obra de maior repercussão.

INVASÕES EXTRATERRENAS
Também iniciado por H.G.Wells na obra "A Guerra dos Mundos", onde invasores de marte atacam violentamente a terra no século XIX, arrasando as defesas militares e alterando o ecossistema com o terrível Red Weed, "trepadeiravermelha". Essa obra recebeu em 1953 uma versão cinematográfica que alterou radicalmente a ambientação para seu tempo e uma série de outras características, como eliminar o Red Weed, alterar a aparência dos marcianos, a estrutura da naves, que ficou ESPETACULAR! E com a tentativa final de abater os invasores através de um artefato nuclear, algo quase impensável na época de Wells.
Foi sem dúvida ogênero mais popular desde o início do cinema até mais ou menos a época em que A Guerra dos Mundos aterrorizou os cinemas, depois o gênero caiu no esquecimento só vindo ser ressuscitado na década de 90 pelo blockbuster Independence Day.


VIAGENS PARA FORA DA TERRA
Inaugurado por Júlio Verne em "Viagem a Lua", e também por H.G.Wells em "O primeiro homem na Lua" é um dos poucos que se tornouparcialmente realidade. Aliás a tecnologia usada no programa Apollo está anos-luz à frente daquela imaginada por Verne. E neste grupo que ocorre também um dos assuntos mais mal resolvidos da FC, a questão da Gravidade.

CRIATURAS ESPECIAIS
Se o Pai da FC é duvidoso, H.G.Wells ou Júlio Verne, a Mãe como sempre não deixa dúvidas. Mary Shelley publicou a primeira obra que embora mais associada ao gêneroTerror, possui a estrutura básica da FC. "Frankenstein" de 1816, pode ser considerado o precursor primordial da FC. Esse subgênero Também foi abordado por H.G.Wells em "A Ilha do Dr. Moureau", onde um cientista criou uma série de criaturas mutantes misturando homens com animais, numa espécie de precursão da Engenharia Genética.

VIAGENS ESPETACULARES NA TERRA
Novamente Júlio Verne através de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ficção científica
  • ficção cientifica
  • JULIO VERNE E A FICÇÃO CIÊNTÍFICA
  • Texto ficção cientifica
  • Roteiro radio ficção cientifica
  • Ficção cientifica versus realidade
  • O corpo no cinema da ficção cientifica
  • Ficção Científica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!