Ficção científica

Páginas: 2 (287 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014
Ficção científica é :
Ficção científica é uma forma de ficção desenvolvida no século XIX, que lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira comoimaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos. O termo é usado, de forma mais geral, para definir qualquer fantasia literária que inclua o factor ciência como componenteessencial, e num sentido ainda mais geral, para referenciar qualquer tipo de fantasia literária. Em inglês o termo ficção científica é às vezes abreviado para sci-fi ouSF. Em português, é abreviado para FC.
Este tipo de literatura pode consistir numa cuidadosa e bem informada extrapolação sobre fatos e princípios científicos, ouabranger áreas profundamente rebuscadas, que contrariam definitivamente esses factos e princípios. Em qualquer dos casos, o ser de forma plausível baseado na ciência é umrequisito indispensável, e assim obras precursoras deste gênero literário, como o romance gótico de Mary Wollstonecraft Shelley, Frankenstein ou o Prometeu Moderno(1818), ou a obra de Robert Louis Stevenson, O Médico e o Monstro (1886) são considerados ficção científica, enquanto que Drácula, de Bram Stoker (1897), não é.

Há,evidentemente, muitos tipos de ficção científica. Os dois principais tipos são a ficção científica soft como por exemplo as séries televisivas Star Trek (Jornada nasEstrelas), Battlestar Galactica e Doctor Who, e também a ficção científica hard como por exemplo os filmes 2001, Uma Odisséia no Espaço, Blade Runner e Solaris. Há tambémalguns filmes que se utilizam de temas recorrentes na ficção científica embora tenham mais características do gênero fantasia, como por exemplo a série de filmes Star Wars.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ficção científica
  • Ficção Científica
  • ficção cientifica
  • JULIO VERNE E A FICÇÃO CIÊNTÍFICA
  • Texto ficção cientifica
  • Roteiro radio ficção cientifica
  • Ficção cientifica versus realidade
  • O corpo no cinema da ficção cientifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!