Ficção científica

Páginas: 21 (5130 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2012
Sumário

Introdução.....................................................2
O que é ficção científica? ...........................2
Origens..........................................................3
Autores de ficção científica .......................4
Clube de Leitores de Ficção Científica .....4
Ficção científica feminista .........................5
Ficção científica brasileira.........................6
Filmes de ficção científica .........................6
Temas da ficção científica .........................6
Viagens no tempo .......................................7
Viagens no tempo e a ficção científica......8
Super heróis.................................................10
Classificações..............................................11
Heróis compoderes....................................12
Heróis sem poderes....................................14
Heróis com uso da ciência.........................16
Guerras espaciais........................................18
Bibliografia ..................................................19

Introdução
Neste trabalho, vamos falar sobre vários assuntos relativos à ficção científica: o que ela é e do que se trata; quais sãosuas origens; quais foram os autores mais importantes e influentes; qual a importância da ficção científica feminista, gênero que tem sofrido um enorme avanço desde a década de 70; o desenvolvimento da ficção científica brasileira; citaremos os filmes mais conhecidos de ficção científica e os temas mais abordados por esse gênero; além, é claro, das especulações científicas que tanto aparecem noslivros e nos filmes, como as teorias sobre viagens no tempo, a criação dos super heróis (tanto com poderes como sem) e as guerras espaciais.

O que é a ficção científica?
Ficção científica é uma forma de ficção que lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade, onde são inclusos super-heróis, ciborgues, mutantes e monstros. O termo é usado paradefinir qualquer fantasia literária que inclua o fator ciência como principal, e num sentido ainda mais geral, para referenciar qualquer tipo de fantasia literária. Em inglês o termo ficção científica é às vezes abreviado para sci-fi ou SF. Em português, é abreviado para FC.
Ficção científica pode consistir numa cuidadosa e bem informada extrapolação sobre fatos e princípios científicos, ouabranger áreas que contrariam definitivamente esses princípios. Em qualquer dos casos, ser baseado na ciência de forma coerente é um requisito indispensável. Assim, obras como o romance gótico de Mary Wollstonecraft Shelley, Frankenstein, ou o Prometeu Moderno (1818), ou a obra de Robert Louis Stevenson, O Médico e o Monstro (1886) são considerados ficção científica, enquanto que Drácula, de BramStoker (1897), não é.
Há muitos casos de obras que se situam na fronteira do gênero, usando a situação no espaço ou tecnologia futurista apenas como decoração para narrativas de aventuras ou de romance, e outros temas dramáticos típicos. Alguns bons exemplos de filmes que usam espaço e tecnologia futurista como fundo de uma história, são: Star Wars (Guerra nas Estrelas), Star Trek (Jornada nasEstrelas), Battlestar Galactica e muitos filmes de ação produzidos por Hollywood.
Os fãs da ficção científica hard verão estes filmes como exemplos de fantasia, enquanto que o público em geral chamará de ficção científica.

Origens
A ficção científica só se tornou possível pela ciência moderna, e pelas revoluções na astronomia, na física e na robótica, pois tudo o que se pode pensar sobre ficção érelativo a essas ciências. Além da antiga literatura fantástica, que não é considerada para o efeito, o gênero teve precursores notáveis: viagens à Lua ou a outros planetas no século XVIII e viagens espaciais no Micromégas de Voltaire (1752), culturas alienígenas em As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift (1726), e elementos de ficção científica nas histórias de Edgar Allan Poe, Nathaniel...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ficção Científica
  • ficção cientifica
  • JULIO VERNE E A FICÇÃO CIÊNTÍFICA
  • Texto ficção cientifica
  • Roteiro radio ficção cientifica
  • Ficção cientifica versus realidade
  • O corpo no cinema da ficção cientifica
  • Ficção Científica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!