Fibra muscular esquelética

Páginas: 11 (2508 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
INTRODUÇÃO

O músculo estriado esquelético está presente em maior quantidade no corpo humano. Ele está preso ao nosso esqueleto através dos tendões e permite que realizemos movimentos variados como andar, correr, pegar ou manipular objetos. A contração é forte, rápida, descontínua e voluntária. Descontínua quer dizer que após uma contração não ocorre automaticamente outra, o que caracteriza avoluntariedade, ou seja, a contração de um músculo esquelético depende de um comando central, da vontade da pessoa.
As células musculares esqueléticas são cilíndricas e muito longas (chegam até a 30cm), contendo um grande número de filamentos de actina e miosina. À estes filamentos contráteis dá-se o nome de miofibrilas. Ao se analisar este tecido ao microscópio constataremos a presença de váriosnúcleos por célula, além de estrias transversais, típica dos músculos estriados. Estas estrias são devidas à superposição de áreas mais densas das miofibrilas.

FIBRA MUSCULAR ESQUELÉTICA

● Características Físicas
Formado por feixes de células muito longas (até 30 cm), cilíndricas, multinucleadas e contendo muitos filamentos, as miofibrilas. Essas células originam-se no embrião pela fusãodas células alongadas, os mioblastos. Nas fibras musculares esqueléticas os numerosos núcleos localizam-se na periferia das fibras, nas proximidades do sarcolema. O crescimento do tecido estriado esquelético se dá principalmente por hipertrofia.

● Organização do muscular esquelético:
·         Epimísio: tecido conjuntivo que envolve um conjunto de feixes de fibras
·         Perimício: tecidoconjuntivo que envolve cada feixe de fibras separando-os dos demais.
·         Endomício: recobre cada fibra muscular individualmente.

● Importância da organização do músculo esquelético:
·         Mantém as fibras musculares unidas, permitindo que a força de contração gerada por cada fibra individualmente atue sobre o músculo inteiro.
·         Transmissão da força de contração muscular paratendões e ossos.
·         Penetração de vasos sanguíneos no músculo através do conjuntivo formando extensa rede de capilares entre as fibras musculares.
·         O tecido conjuntivo do músculo contém, ainda, vasos linfáticos e nervos.

● Organização das fibras musculares esqueléticas
Quando observadas ao microscópio óptico, as fibras musculares esqueléticas mostram estriações transversais,pela alternância de faixas claras e escuras. Isso ocorre pela presença de estruturas denominadas sarcômeros.
Sarcômeros:
Ao microscópio de polarização, a faixa escura é anisotrópica e, por isso, recebeu o nome de banda A,enquanto que a faixa clara, ou banda I, é isotrópica. No centro de cada banda I nota-se uma linha transversal escura – a linha Z.  A banda A ainda apresenta uma região maisclara ao centro denominada zona H.
O sarcômero é formado pela parte da miofibrila que fica entre duas linhas Z sucessivas e contém uma banda A separando duas semibandas I.

● Interação da actina e miosina

O modo através do qual os estímulos nervosos desencadeiam o movimento muscular é normalmente conhecido como processo de excitação-contração. Este processo, pressupõe toda uma série deacontecimentos através dos quais os potenciais de ação dos motoneurónios desencadeiam a interação entre a actina e a miosina.

● Mecanismo de deslize dos miofilamentos

Convém salientar, que muitos detalhes da função muscular estão ainda por revelar e que existem várias hipóteses que procuram explicar esses mecanismos. Existe um consenso generalizado quanto à hipótese das alterações de comprimento domúsculo estriado serem fundamentalmente devidas aos movimentos de deslize entre os filamentos de actina e miosina. Durante esse deslize, as filas dos filamentos finos deslocar-se-iam para o interior dos filamentos grossos. Assim, quando o músculo encurta, o comprimento dos filamentos permaneceria constante. Portanto, é evidente que o comprimento da banda A também permaneceria inalterável, mas a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fibras musculares
  • Fibras Musculares
  • FIBRA MUSCULAR
  • Fibras musculares
  • Fibras musculares
  • FIBRAS MUSCULARES
  • Fibras musculares
  • fibras musculares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!