Fibra de curauá

Páginas: 7 (1675 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2012
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/marco2004/ju245pag04a.html
http://www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo10790/
http://www.rfi.fr/actubr/articles/068/article_124.asp
http://www.iaea.org/inis/collection/NCLCollectionStore/_Public/41/123/41123587.pdf



Hisória

A propriedade mais conhecida dessa planta foi descoberta pelos povos primitivos da floresta. Os índios jáusavam a fibra resistente contida dentro das folhas longas e duras do curauá para amarrar embarcações, fazer redes e cestaria.
A sabedoria indígena e de antigos caboclos é fonte ainda de descobertas recentes ligadas à planta.
além da fibra, a planta era usada para aliviar a dor.





Introdução


curauá, cujo nome científico, Ananas erectifolius, o identifica como sendo da família doabacaxi, (Ananas comosus), é uma planta da região amazônica com grande potencial para o uso de suas fibras lignocelulósicas [1, 2]. Embora seu fruto seja comestível, o interesse econômico pelo curauá está primordialmente associado às fibras extraídas de suas folhas como mostrado na Figura 1. Estas folhas são rígidas eretas e com faces planas, podendo alcançar mais de um metro de comprimento e quatrocentímetros de largura [2]. As fibras extraídas são relativamente macias e com elevada resistência mecânica, comparativamente com outras fibras lignocelulósicas. Segundo Leão et. all. [2], as fibras de curauá estão entre as quatro lignocelulósicas mais rígidas até hoje conhecidas. Originalmente na Amazônia, as fibras de curauá eram utilizadas pelos índios para tecer redes de dormir, fazer cordas elinhas de pesca. Atualmente fibras picadas de curauá estão sendo misturadas com sobras de cobertores e tapetes descartadas pela industria têxtil para reforçar matriz de polipropileno em compósitos utilizados no teto e na parte interna do compartimento de bagagem de automóveis como o Fox e o Pólo da Wolkswagen do Brasil [3].


Por enquanto, a cadeia produtiva formada em torno da planta envolve ocomércio de seu componente mais difundido: a fibra. Ela representa entre 6 e 8 por cento da composição de cada folha.

Cada planta produz entre 12 e 15 folhas de onde são extraídos cerca de 2 quilos de fibras.

Como o curauá pode ser plantado sozinho ou no sistema agroflorestal, consorciado com outras culturas, o interesse dos pequenos produtores está crescendo. Já são mais de 400 famílias àespera de mudas para dar início ao plantio e entrar na cadeia produtiva

cerca de dez vezes mais barata do que a fibra de vidro, a fibra de curauá é biodegradável. Como se não bastasse, também é menos abrasiva aos equipamentos de processamento. Para completar, o material vegetal ainda possibilita a produção de plásticos reforçados por meio do método de injeção. Este, ao contrário datermoformagem, gera peças mais complexas, que apresentam detalhes como pontas e cavidades. De acordo com Marco Aurélio De Paoli, coordenador da pesquisa e professor do Instituto de Química (IQ), a tecnologia está pronta para ser transferida para a indústria.

Diferente do abacaxi, a planta não tem espinho, o que facilita o manejo e o corte. O curauá pode ser plantado em solos menos exigentes e, a partir dosegundo ano, a colheita pode ser de seis em seis meses. No total, a planta tem um aproveitamento por cinco anos, proporcionando nove colheitas. Cada planta produz entre 20 e 24 folhas, proporcionando perto de dois quilos de fibra. A máquina para beneficiamento do curauá é a mesma utilizada no sisal, planta do nordeste brasileiro.




Obtenção da fibra


Papel
Desde a limpeza e separaçãodas impurezas das fibras, início do processo, até
as etapas de cozimento, entrelaçamento das fibras
e outros materiais,
até a secagem do papel já pronto,
tudo é feito manualmente.
A técnica que permite transformar as fibras de curauá e outros materiais usados em um produto 100 por cento natural vem do Japão.
Em tanques cobertos de água, as fibras vão se misturando dentro das formas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fibra de curauá, uma visão socio-econômica e comportamental na amazônia
  • A fibra de Curauá como revestimento em ambientes: viabilidades de uma alternativa térmica e sustentável
  • ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DE COMPÓSITOS HÍBRIDOS DE RESINA POLIÉSTER INSATURADA COM FIBRAS...
  • Fibra
  • Fibras
  • Fibras
  • fibras
  • Fibra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!