Fibra alimentar

Páginas: 2 (376 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2013
“Efeitos do Consumo das Fibras Alimentares”

As fibras são a parte estrutural das plantas e por isso podem ser encontradas em todos os alimentos derivados delas, como hortaliças, frutas, grãos eleguminosas. As fibras são classificadas como polissacarídeos e o que as diferenciam dos demais polissacarídeos como o amido é que os seres humanos não possuem enzimas especificas para quebra-la e assimserem absorvidas pelo nosso intestino. As fibras dietéticas podem ser classificadas em fibras solúveis cuja principal função seria a formação de gel, diminuindo assim o esvaziamento gástrico,digestão lenta, tempo de trânsito intestinal e absorção de glicose, nesse grupo encontram-se as gomas e pectinas; e as fibras insolúveis que tem a capacidade de retenção de água, aumentando assim o volumefecal e diminuindo o tempo de trânsito intestinal, nesse grupo se encontra a celulose, hemicelulose e lignina.
Quanto à utilização das fibras pela flora intestinal podemos citar que as fibrasinsolúveis possuem uma utilização com maior eficiência e não as solúveis, já que estas são conhecidas por se ligarem a ácidos biliares, diminuindo, portanto as concentrações de colesterol no sangue e no que serefere a flora intestinal essas deixam o trânsito intestinal mais lento e absorção de nutrientes mais lenta ou diminuída. Já as fibras insolúveis desempenham bem essa função especificamente nointestino grosso, pois tem a capacidade de aumentar o bolo fecal e diminuindo o tempo de trânsito intestinal nisso consiste a importância das fibras no intestino grosso.
Outro ponto importante a ser tratadoa respeito das fibras solúveis é que estas se ligam a outros nutrientes inclusive aos minerais e consequentemente diminuem a sua absorção.
Em relação aos movimentos peristálticos envolvidos no tratogastro intestinais as fibras agem estimulando os músculos desse trato de maneira que sua força permaneça, evitando a formação de bolsas conhecida como divertículos, além de facilitar a eliminação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fibras alimentares
  • fibras alimentares
  • Fibras alimentares
  • Fibras alimentares
  • Fibras Alimentares
  • fibras alimentares
  • Fibras Alimentares
  • Fibra Alimentar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!