Fibra ótica

Páginas: 5 (1192 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO
Narinder Singh Kanpany, físico indiano, foi quem inventou a fibra ótica, que passou a ter aplicações práticas na década de 60 com o advento da criação de fontes de Luz de estado sólido, como o raio laser e led.
A fibra ótica é uma tecnologia que vem sido utilizada muito nas telecomunicações, exames médicos e sistemas de iluminação, considerada um dos meios mais modernos para tal nomundo. Excelente condutora de luz consegue capturar fonte de luz ou sinal e leva-los para inúmeros pontos, sendo um meio de transmissão mui confiável.
Seu custo já foi caro no passado, mas com a tecnologia avançando e meios de produção se evoluindo, hoje em dia, seu preço é considerado acessível.
Essa pesquisa tem como objetivo apresentar o que é fibra ótica, cabo ótico, os tipos existentes eos benefícios e problemas com a mesma.







1- FIBRA ÓTICA
1.1 O que é?
A fibra ótica é um filamento de vidro, plástico ou outro material isolante elétrico. É muito fino (como um fio de cabelo) e flexível.
Já os cabos óticos são equipamentos que transmitem dados através de luz. Eles são feitos por várias fibras óticas, que são revestidas por camadas. Isso serve para proteger as fibras- que são frágeis -, e a condução de luz, sem deixar se misturar ou escapar, o que faz com que a transmissão de dados ou sinais seja segura e confiável.
Sua estrutura é simples, composto apenas por três camadas: núcleo, interface (casca) e capa protetora (revestimento); (como mostra à figura 1 do anexo A).
• Núcleo: O núcleo é um fino filamento de vidro ou plástico, medido em micra (1µm =0,000001m), por onde passa a luz.
• Casca: Camada que reveste o núcleo. Por possuir índice de refração menor que o núcleo ela impede que a luz seja refratada, permitindo assim que a luz chegue ao dispositivo receptor.
• Revestimento: Camada de plástico que envolve o núcleo e a casca, protegendo-os contra choques mecânicos e excesso de curvatura.
1.2 Funcionamento
Para a transmissão é necessárioà conversão dos dados para luz. Assim, todos os sinais passam por conversores integrados aos transmissores. Esses conversores são aparelhos especiais chamados de infodutos, que possui um foto emissor que faz a conversão para sinais elétricos, sonoros ou luminosos, dependendo do tipo de dados que é transmitido.
Independente do material da fibra ou o que ela irá transmitir, ela sempre irá seguir oprincípio da reflexão – que é quando a luz se propaga em um determinado meio, atinge uma superfície e retorna para o meio que estava se propagando -.
Convertidos, os feixes de luz penetram o cabo ótico e sofrem várias reflexões na superfície entre os dois vidros que o formam. A luz caminha desse jeito, e incalculavelmente percorre quilômetros de distância, já que a energia nas reflexõesocorridas não é determinada.
2 - TIPOS DE FIBRA ÓTICA
Os tipos variam conforme o tipo de fonte luminosa usada e a quantidade de sinais que podem ser emitidos dentro da fibra:
2.1 Monomodo
A propagação é feita por um único modo, pois a fibra apresenta um núcleo pequeno. O que significa que a largura da banda utilizada é maior e há menor dispersão da luz laser emitida, permitindo atransmissão de sinais á grandes distâncias (WAN). Apesar de a qualidade superior das fibras monomodo, a fabricação é mais cara, o manuseio é difícil e exige técnicas avançadas.
2.2 Multimodo
Além do laser, as fibras podem usar como fonte LEDs (diodo emissor de luz). Possuem um diâmetro maior e, por isso, mais de um sinal pode transitar o filamento. Dessa maneira, ainda se encontram duassubdivisões: fibras multimodo de índice degrau e as de índice gradual.
A diferença entre elas é que a capacidade de fibra de índice degrau é inferior em relação às outras, tanto pela quantidade de sinal transmitido ser menor quanto por causar maior perda das informações.
Na fibra de índice gradual, há uma variação parabólica — como se fizesse uma sequência de arcos durante o percurso — e isso aumenta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fibra ótica
  • FIBRA OTICA
  • Fibra otica
  • Fibra ótica
  • Fibra otica
  • fibra otica
  • Fibra otica
  • Fibras óticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!