Fibra ótica

Páginas: 3 (641 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
FIBRA ÓTICA

O que é:
A fibra ótica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico. É constituída por uma estrutura simples que écomposta por um revestimento primário, casca e núcleo.

Vem sendo uma tecnologia muito visada por conta da sua extensa lista de aplicações, sendo muito utilizada nas telecomunicações e exames médicos,como endoscopias e cirurgias corretivas de problemas visuais, entre outras aplicações possíveis.

Como funciona?

Geralmente a fibra ótica é explicada através de exemplos e comparações, mas ofuncionamento básico é baseado na condutibilidade de luz. É lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio dereflexões sucessivas. A transmissão de luz ocorre no núcleo, e isso é possível por conta do índice de refração da fibra ótica.


Tipos de fibras óticas

Os tipos variam conforme o tipo de fonteluminosa usada e a quantidade de sinais que podem ser emitidos dentro da fibra:
Monomodo
A propagação é feita por um único modo, pois a fibra apresenta um núcleo pequeno. O que significa que a largura dabanda utilizada é maior e há menor dispersão da luz laser emitida, permitindo a transmissão de sinais a grandes distâncias (WAN). Apesar de a qualidade superiordas fibras monomodo, a fabricação émais cara, o manuseio é difícil e exige técnicas avançadas.
Multimodo
Além do laser, as fibras podem usar como fonte LEDs (diodo emissor de luz). Possuem um diâmetro maior e, por isso, mais de um sinalpode transitar o filamento. Dessa maneira, ainda se encontram duas subdivisões: fibras multimodo de índice degrau e as de índice gradual.

A diferença entre elas é que a capacidade de fibra deíndice degrau é inferior em relação às outras, tanto pela quantidade de sinal transmitido ser menor quanto por causar maior perda das informações. Na fibra de índice gradual, há uma variação parabólica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fibra ótica
  • Fibra ótica
  • FIBRA OTICA
  • Fibra otica
  • Fibra otica
  • fibra otica
  • Fibra otica
  • Fibras óticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!