Fiat

Páginas: 2 (324 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Cônicas:


Parábola
A parábola é o lugar geométrico dos pontos que equidistam de um
ponto fixo chamado de foco, e de uma reta também fixa chamada diretriz (ponto nãopertencente à reta).

É uma curva plana aberta que se obtém quando um plano intercepta um cone reto de modo paralelo à sua geratriz. Na parábola, todos os pontos estão a uma mesmadistância de um ponto fixo, e de uma reta fixa. A propriedade de destaque na parábola, denominada de propriedade de reflexão, é o fato de que todo raio luminoso ou onda sonora queincida sobre a parábola paralelamente ao seu eixo é refletido de modo a passar pelo foco da parábola. O contrário também acontece, qualquer raio ou onda que seja emitido do focoda parábola e que incida sobre a parábola é refletido numa mesma direção segundo retas paralelas ao eixo da parábola. Essa propriedade faz com que a parábola apresente váriasaplicações, como por exemplo, em antenas parabólicas, faróis de veículos, fornos solares e em telescópios. 
No caso dos fornos ou coletores solares os raios de luz ao encontrarem umespelho parabólico convergem para o foco do espelho, onde a temperatura pode chegar a 3.500°C e neste ponto é colocado um dispositivo que irá utilizar a energia concentrada. Essaenergia pode ser usada para gerar eletricidade, derretimento de aço, fazer combustível de hidrogênio ou nanomateriais. A seguir, a imagem do maior forno solar do mundo, situado naFrança.


A parábola é também o gráfico que representa qualquer função do tipo f(x) = ax² + bx + c, com a, b, c sendo números reais. Essa função é conhecida como funçãoquadrática ou de 2.° grau.
A superfície parabólica ou paraboloide de revolução é o nome dado à superfície obtida pela rotação de uma semiparábola em torno do seu eixo de simetria.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fiat
  • fiat
  • fiat
  • FIAT
  • fiat
  • Fiat
  • fiat
  • Fiat

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!