fhgaeafhfadhafdh

478 palavras 2 páginas
Conclusões científicas e fundamentos para a recusa apresentados pela Agência Europeia de Medicamentos
Resumo da avaliação científica do Xeljanz
• Questões de qualidade
O Xeljanz está disponível sob a forma de comprimidos revestidos por película de libertação imediata que contêm 5 mg ou 10 mg de tofacitinib (sob a forma de citrato de tofacitinib) como substância ativa.
Utilizou-se uma abordagem QbD (Quality by Design – Qualidade a partir da conceção) para o desenvolvimento do processo de fabrico do princípio ativo e para o desenvolvimento farmacêutico do medicamento. Foram efetuados estudos de desenvolvimento exaustivos relativamente a ambos.
No que respeita à substância ativa, o perfil de impurezas constitui um atributo essencial que foi estabelecido com base no historial dos lotes e nas impurezas habitualmente presentes nos lotes fabricados; o dossiê não inclui os fundamentos de qualificação relativos a duas delas. Além disso, a caracterização das impurezas PF-05198213 e PF-05211077 não foi concluída, dado não serem fornecidos no dossiê os resultados do teste de Ames, realizado de acordo com a norma ICH Q3A.
Os métodos analíticos são, de um modo geral, descritos e validados de forma suficiente. Contudo, não foi fornecido um teste simples relativo à identidade quiral correlacionada com a pureza quiral da substância.
O requerente definiu um espaço de conceção para o produto acabado, que cobre sobretudo as etapas de granulação a seco e moagem.
O requerente solicitou a realização de um Ensaio de Libertação em Tempo Real para o medicamento utilizando o método de infravermelho próximo (NIR) para amostragem, uniformidade da unidade de dosagem e identidade. No momento da emissão do parecer, persistiam questões por esclarecer relacionadas com a descrição do método e a manutenção pós-aprovação do método NIR proposto. Os protocolos de gestão não estão finalizados.
• Questões de eficácia
O tofacitinib é um novo tratamento químico com um mecanismo de ação diferente

Relacionados