fhfgh

4835 palavras 20 páginas
UNICiências, v.14, n.1, 2010

A Contribuição do Fisioterapeuta para o Programa de Saúde da Família – uma revisão da literatura
*

Andrea Maria Pinheiro Borges
**
Viviane Aparecida Martins Mana Salício
**
Maria Amélia Nascimento Braga Gonçalves
**
Margarete Lovato
RESUMO
Introdução: Com intuito de melhorar a saúde do cidadão brasileiro, surge em 1994 o Programa Saúde da Família
(PSF), com a proposta de reorientar o modelo assistencial, mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. O PSF surge com o intuito de melhorar a saúde do cidadão brasileiro; respeitando as diretrizes do SUS, utilizando um modelo de assistência integral com a promoção da saúde familiar. Com a implantação do PSF é que se viu a necessidade e importância da inserção do fisioterapeuta na equipe. Objetivo: Demonstrar por meio de uma revisão bibliográfica a contribuição do Fisioterapeuta para o
PSF. Metodologia: Este trabalho consiste de uma revisão de literatura no qual os artigos foram pesquisados de forma assistemática no período de fevereiro a outubro de 2009.
Discussão: A realidade da inclusão do fisioterapeuta no
PSF ainda é limitada em algumas regiões. Contudo, a população das regiões beneficiadas demonstra grande satisfação quanto aos serviços prestados por estes profissionais. Experiências isoladas em algumas regiões brasileiras mostram que a inserção deste profissional enriquece e desenvolve ainda mais os cuidados de saúde da população. Considerações finais: A presença do fisioterapeuta na comunidade se torna relevante na medida em que contribui para a promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde obedecendo assim os princípios do atual modelo de saúde.
Palavras-chave
programa de saúde da família, equipe de saúde da família, fisioterapia e atenção básica
*
Discente do curso de Fisioterapia da Universidade de Cuiabá.
** Docente do curso de Fisioterapia da Universidade de Cuiabá.

69

Relacionados