fhduauad

489 palavras 2 páginas
Vale a pena lembrar o nome de quem prestou grande contributo para a clarificação de todos estes aspectos relativos ao raciocínio: Charles Sanders Peirce (1839-1914), filósofo, cientista e matemático norte-americano. O seu pai, Benjamim Peirce, era um dos mais importantes matemáticos de Harvard, na época. Dedicou grande parte da sua vida e dos seus estudos à Filosofia e à Lógica, sendo conhecido, sobretudo, pela sua contribuição nestas áreas.

Peirce elaborou a sua teoria dos três tipos de inferências no contexto da questão dos métodos das ciências. De acordo com ele (uma vez que o chega a afirmar), a abdução é o tipo mais importante de raciocínio. A abdução é importante na medida em que, para além de dar origem às hipóteses numa investigação, contribui para a teoria acerca da percepção, tem um papel relevante na memória e é essencial para a história. Para além disso, seria a essência do pragmatismo, entendido por Peirce como a lógica da abdução.

Que é, então, concretamente, a abdução? Não esquecendo a dedução e a indução...
A dedução e a indução são conhecidas como inferências, ou seja, como o meio pelo qual chegamos a concluir alguma coisa a partir de outra (ou outras) já conhecida(s).
Na dedução, se conheço X, infiro (concluo) a, b, c, d, ... conforme os casos. Na indução, dados e conhecidos a, b, c, d, ... ou seja, vários casos particulares com características comuns, infiro (concluo) X. A dedução é um procedimento pelo qual, um facto ou um objecto particular passa a ser conhecido pela sua inclusão num conhecimento ou numa teoria geral previamente definida e tida como certa ou verdadeira. "Caminha", portanto, do geral para o particular. O raciocínio dedutivo pode, no entanto, desenrolar-se também do geral para o geral. A indução percorre um caminho contrário ao da dedução: de casos particulares para uma lei, uma definição ou uma teoria geral.
Dedução e indução possuem regras precisas que devem ser respeitadas para que as conclusões obtidas possam ser

Relacionados