FGVAtividade2Modulo 4 Sistema Monetario

1520 palavras 7 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 4 – Sistema Monetário
Atividade: 2
Título: Políticas monetárias e fiscais, contracionistas ou expansionistas, em uma economia.
Aluno: Felipe Ricardo de Almeida Figueiredo
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: POS ADM SCS 02
Introdução
Política Fiscal é a definição das ações do governo destinadas a ajustar seus níveis de gastos, assim monitorando e influenciando a economia do país. A política fiscal está intimamente ligada à política monetária, podendo-se afirmar, em termos gerais, que as duas políticas econômicas são como irmãs, pois ambas buscam influenciar os aspectos da economia: a política monetária irá modificar o comportamento da moeda, e a política fiscal irá operar frente aos gastos estatais. Todo o governo invariavelmente irá utilizar as duas políticas sob várias combinações e graduações, num esforço para orientar as metas econômicas de um país.

Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
É o conjunto de medidas adotadas pelo governo para adequar a quantidade de moeda em circulação às necessidades da Economia.
Além dos instrumentos mais utilizados como a taxa de redesconto, dos encaixes bancários compulsórios e das operações de mercado aberto, no Brasil são utilizados também instrumentos complementares, como o controle da taxa de juros, seleção de créditos e até limitação da capacidade de expansão de empréstimos.
A análise da oferta de moeda tem o principal objetivo de explicar o processo de criação e destruição dos meios de pagamentos (moeda em poder do público mais depósitos à vista nos bancos comerciais). A oferta monetária é afetada através das ações das autoridades monetárias, que possuem o poder de emissão, e também pelos bancos comerciais que emprestam dinheiro ao público, ofertando assim recursos à economia captados sob a forma de depósitos à vista.

Recolhimento compulsório: consiste em fixar uma cobertura obrigatória para os depósitos e, através do Banco Central, fazer

Relacionados