FGV - Análise da Vale S. A. (Finanças Corporativas) Moisés Spritzer

1480 palavras 6 páginas
Fundação Getúlio Vargas
MBA em Gestão Empresarial
Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação
Professor: Marcelo Almeida Magalhães
Aluno (a): Tuanny Flora Alves Alencar e Sousa
Conceitos de Sistema de Informação e Tecnologia da Informação
(Aula 3)
ICEF – Salvador, 09 de Outubro de 2014
1.0 Gestão Estratégica da TI
Histórico
Em 1973, Richard Nolan disse que os computadores foram introduzidos nas empresas como consequência do tamanho delas. Empresas grandes simplesmente não conseguiriam ter aquele tamanho, ou ainda crescer mais, com alguns de seus processos não sendo executados por computadores (Nolan, 1973).
Já em 1985, Michael Porter e Victor Millar justificaram a importância da tecnologia da informação (TI) para qualquer indústria ou atividade, porque todo processo teria tanto um componente físico quanto um de processamento de informação.
Na maior parte da história industrial, o progresso tecnológico afetou, principalmente, o componente físico daquilo que as empresas fazem. Processamento de informação, naquela época, era majoritariamente o resultado do trabalho humano.
Atualmente, o ritmo das mudanças tecnológicas se dá ao contrário. As tecnologias da informação estão avançando mais rapidamente do que as tecnologias para o processamento físico. A TI não apenas afeta como atividades individuais são executadas, mas, por meio de novos fluxos de informação, aumenta grandemente a capacidade de uma empresa explorar ligações entre atividades, ocorrendo dentro ou fora da empresa.
Entre os movimentos recentes da área de TI nas empresas está a utilização de sistemas de informação adquiridos de terceiros, tais como os sistemas ERP – Enterprise Resource Planning, SCM – Supply Chain Management e CRM – Customer Relationship Management, e o desenvolvimento de sistemas que permitem análises e a tomada de decisão a partir dos dados gerados nesses sistemas, os DW – Data Warehouses e sistemas de BI – Business Intelligence.
Importância do planejamento

Relacionados