fgjkerikmnm

3629 palavras 15 páginas
TRABALHOs COM PROJETOS: além de transformar tabelas em gráficos

Maria Dirlene da Silva Cattai,
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp de Rio Claro, dirlene@golnet.com.br

1 – Introdução

Neste texto discutimos as possibilidades de trabalhar com projetos nas aulas de Matemática. Fazemos isso a partir de um estudo que deu subsídio para a análise dos resultados de uma pesquisa realizada com professores de Matemática de diversas regiões brasileiras que atuam no Ensino Fundamental ou Médio e que desenvolvem projetos em suas aulas.
Inicialmente falamos um pouco sobre a idéia de projetos, da sua inserção na Educação e, finalmente, discutimos seu papel na Educação Matemática.

2 – O que é projeto?

A sociedade moderna em constantes transformações exige a todo momento que a capacidade de projetar, sinônimo de evolução do ser humano e da sociedade, seja sempre aprimorada. Cada vez mais o homem moderno sente a necessidade de prever o futuro e de planejar ações que irão interferir nesse futuro, por isso a presença maciça do termo projeto em nossas vidas.
Houve um tempo em que esse termo estava restrito a poucas áreas, como a arquitetura, por exemplo (KNOLL, 1997). Hoje, é usado para designar todo e qualquer empreendimento novo, em qualquer área. Quem nunca ouviu um músico, ao lançar um novo trabalho, dizer que está com um projeto novo? Desta forma, os projetos passaram a ser utilizado também no campo educacional.
A palavra projeto vem do latim projectus que significa “algo como um jato lançado para frente” (MACHADO, 2004, p 2). O ser humano é o único ser que se lança adiante e, portanto, a capacidade de projetar, de antecipar o futuro, é uma característica própria dele (MACHADO, 2004; ALMEIDA, 1998; ALMEIDA, 2003).
Almeida (2003) define projeto como: uma construção própria do ser humano, que se concretiza a partir de uma intencionalidade representada por um conjunto de ações que ele antevê como necessárias para executar, a fim de

Relacionados