fghkjkll

1956 palavras 8 páginas
Projeto tema transversal: Meio ambiente – Subtema: Água
Ficha Síntese da Prática Pedagógica

Objetivos da prática pedagógica: apropriar-se do conhecimento a respeito do elemento água no meio ambiente através de diferentes linguagens; conscientizar-se do uso e mau uso das águas;

Característica do grupo: alunos de EJA I – Pós alfabetização (3ªs e 4ªs série do Ensino Fundamental), idades entre 17 e 60 anos, mista, maioria da região Nordeste.

Dinâmica de trabalho: atividades interdisciplinares e interativas com diferentes portadores textuais e recursos áudio visuais, além de jogos coletivos.

Recursos necessários:
Data show ou aparelho para DVDs: MEC “As águas do Brasil” clipe da música “Planeta Água” – Guilherme Arantes; folhas de sulfite, lápis grafite e de cores para registro dos alunos nas diferentes propostas; mapa Geofísico do planeta Terra; ciclo da água (cópias ou a construir); embalagem vazia do refrigerante H2O; conta de água; situações-problema envolvendo consumo; lousa e giz; textos: “Os direitos da água”, “Seca d’ Água” – Patativa do Assaré, 1985; gibis “Água na Escola” – ONG Água e cidades; jogo “Salvando o meio ambiente do planeta”; possibilidades de empreendimentos solidários envolvendo água.

Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Sandra Aparecida Boccacino
Formação: Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena e Administração Escolar – PUC – SP, 1987
Pós Graduação com Especialização em EJA – USP-SP, 2002
Pós Graduação com Especialização em EJA e Economia Solidária – UFABC, 2011
Prática Pedagógica: Professora de EJA desde 1991; Professora de Educação Infantil e Fundamental, Diretora de Unidade Escolar e Creche, Assistente Pedagógica na EJA e no Profissionalizante.

Eis as atividades previstas e propostas aos alunos, sendo apenas parte do plano anual (veja-o na íntegra, no anexo um) e que foram realizada em sala:

O tema meio ambiente, bem como o sub-tema água, estão detalhados no plano anual (anexo I); assim como a

Relacionados