fgfgfhgfjh

4219 palavras 17 páginas
TRABALHADORES NA FÁBRICA FECULEIRA: ANÁLISE DA RACIONALIDADE PRODUTIVA
1Ucleber Gomes Costa

Este artigo apresenta uma reflexão acerca do trabalho dentro da fábrica de fécula de mandioca no Estado de Mato Grosso do Sul e, baseia-se em uma entrevista com um trabalhador que já trabalhou em uma fecularia e em nossa própria experiência vivenciada no trabalho dentro de uma fecularia no período de 2005 a 2008. A fundamentação teórica parte dos trabalhos do sociólogo Martins (2008).
Para este autor, as investigações em que o sujeito pesquisador foi também participante e vivenciou as relações investigadas contribuem com a memória. Do ponto de vista metodológico, dá-se o nome a este tipo de trabalho de revelador analisador dos processos de trabalho e suas características. Essas características não são em princípio visíveis ao pesquisador acadêmico que não tem acesso direto e espontâneo às minúcias cotidianas da produção (MARTINS, 2008, p. 142-143). Queremos abordar desde questões técnicas e não técnicas, talvez incompreensíveis do ponto de vista técnico, mas de relevância para o entendimento das relações contraditórias dentro da fábrica pautadas no ritmo da natureza com o ritmo mecânico das máquinas. Abordaremos as mudanças feitas no interior da fábrica e seus desdobramentos em termos de produtividade e no comportamento do trabalhador operário frente a essas mudanças numa condição de observador participante que produz uma elaboração “a posteriori”, para usar as palavras de Martins (2008, p. 143), visto que estão depositadas em nossa memória.
Apresentaremos uma demonstração geral das alterações que vêm sendo realizadas no interior das fábricas feculeiras com base em dados extraídos de um questionário aplicado em seis fecularias que estão distribuídas e localizadas nos Municípios de Ivinhema (duas unidades), no Município de Naviraí (uma unidade), no Município de Glória de Dourados (uma unidade), no Município de Deodápolis (uma unidade) e no Município de

Relacionados