fgdvfdgfd

746 palavras 3 páginas
Cidadania Empresarial

A importância de pensar a cidadania nos nossos dias

A cidadania é o conjunto de direitos e deveres sociais de um indivíduo em relação à coletividade. Em um mundo cada vez mais violento e desigual, estabelecer quais são as regras de convivência em sociedade é de suma importância para estabelecermos uma nova noção de justiça e igualdade, que garanta um mínimo de bem estar para todos.
A cidadania corporativa é um conceito que define um alto padrão de conduta ética da corporação em relação aos dois principais públicos de qualquer organização: funcionários e comunidade. A sua importância está no fato de que o respeito aos direitos humanos, tanto dos funcionários quanto da comunidade, é um forte fator de sucesso para as empresas.
Outro aspecto importante da cidadania corporativa é o compromisso de valorizar a diversidade. Em um país com extrema desigualdade social, uma empresa que valoriza a diversidade, combate a discriminação de todos os tipos, tem uma política de salários iguais para cargos iguais e tem um código de ética está contribuindo para um país melhor.

Como planejar um programa de cidadania na empresa

Para planejar um programa de cidadania corporativa, é interessante estabelecer um espaço institucional para os funcionários exporem as suas propostas em reuniões periódicas. Nessas reuniões, as ações de cidadania corporativa podem ser planejadas com a ferramenta do marketing social, buscando atender as demandas por cidadania, dentro e fora da empresa.

As vantagens de se implantar um programa de cidadania na empresa

A primeira vantagem é a melhora do clima de trabalho, pois quando o funcionário sente que os seus direitos estão sendo respeitados, ele tem mais prazer em trabalhar e cria-se um clima de cooperação interna que estimula a criatividade de todos. Isso leva a uma segunda vantagem, que é o fortalecimento da imagem da organização na sociedade, pois é comprovado por pesquisas que os consumidores privilegiam

Relacionados