fgdgdgfdg

878 palavras 4 páginas
Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
Centro de Integração Acadêmica – CIA.
Departamento de Letras e Artes.
Curso de Letras.
Habilitação: Português.
Turno: Noturno.
Aluna: Roberlânia Alves Barbosa.

Fichamento

Atividade apresentada como exigência de avaliação da disciplina de Pesquisa Aplicada à Língua e Literatura Portuguesa ministrada no semestre 2014.1 pela professora Paloma da Silva.

Campina Grande-PB
Abril-2014

DEMO, Pedro. Pesquisar- O que é? In: DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2005.
1. Introdução A pesquisa é realizada no âmbito da vida acadêmica, é um processo sistemático para a construção do conhecimento humano. Para a ocorrência da pesquisa, estudam-se metodologias que ensinam como melhor gerar, manusear e consumir dados em contato com a realidade. P.11. Mas enquanto uns somente pesquisam, a maioria dá aulas, atende alunos, administra. Há a distinção entre professores e instrutores. O professor é aquele que conquista o espaço acadêmico através de suas produções e tem bagagem para transmitir via ensino. O instrutor são os que atendem no campo de 1° e 2° graus. Pois quem ensina carece pesquisar e quem pesquisa carece ensinar.
2. Desmitificando o conceito: A desmitificação mais fundamental está na crítica à separação entre ensino e pesquisa. Tomada como marca definitiva da nossa realidade educativa e científica. P.12 No processo de ensino os alunos da academia aprendem apenas a passar o conhecimento e os professores apenas ministram a aula. A maioria dos professores só ensinam,em especial os de 1° e 2° graus, pois não dominam técnicas da pesquisa, e tudo não passa da reprodução do que já estudou. No processo de pesquisa está exposto a soberba do pesquisador que só pesquisa, pois considera o ensino como atividade menor. O pesquisador é fenômeno político, não se atribui a função de

Relacionados