fgdfx

656 palavras 3 páginas
História da Moda
Moda no Brasil

26/06/2014
Universidade Unigranrio
Ingrid Adriana Silva de Freitas \ 3º Período .

A carta de Pero Vaz de Caminha , foi o primeiro documento da História brasileira, carta que o Pero Vaz escreveu ao rei d. Manuel, tinha uma forma de diário, tinha uma observação do que os europeus denominavam de Novo Mundo .
É totalmente legível a maneira de descrever gestos, hábitos de alimentação , corpos, a maneira em que se abrigavam . Deve ser relatado como o local foi encontrado e como os nativos que ali habitavam viviam . É um documento com um imenso valor histórico, pela descrição de bem relatada que foi feita .
Na carta é relatado o primeiro contato dos portugueses com os índios e a prática inicial do escambo, ou seja, a troca de uma mercadoria por outra , no ato comercial. Também é relatado a árvore batizada de pau-brasil e a Primeira Missa .
Na carta é visível a maneira em que as pessoas, animais, plantas, relevo, vegetação, clima, solo são descritos. Ele não se limitou ao detalhamento. Fez sugestões para o aproveitamento da região , como o desenvolvimento da agricultura e a cristianização dos índios.

O Manifesto Antropófago foi um manifesto literário , tinha por objetivo repensar a dependência cultural brasileira. A idéia desenvolvida por Oswald, retomam-se características dos primórdios da formação cultural brasileira: a combinação das culturas (indígena e africana) e da cultura latina, formada pela colonização européia.. O autor fala de um jeito nada harmonioso de tentar promover a assimilação por ambas as culturas. Oswald, no entanto, não se opõe à civilização moderna e industrializada, mas propõe um certo tipo de receio ao absorver aspectos culturais de outras , para que a modernidade não se sobreponha totalmente às culturas primitivas. E também, para que tenha um certo cuidado ao absorver a cultura de outros lugares, para que não haja absorção do desnecessário e a cultura brasileira permaneça a mesma .

Relacionados