ffsdsd

403 palavras 2 páginas
RECICLAGEM DOS ALIMENTOS

Achei o tema “Reaproveite os Alimentos” o mais interessante, do qual eu faria uma pesquisa. Porque reciclar os alimentos é uma alternativa barata e prazerosa, é o caminho para o combate à fome e a miséria. Na reciclagem de alimentos e aproveitamento de restos vegetais encontra-se saúde de uma forma barata e econômica.
Se observarmos a rotina da dona de casa, vemos que geralmente ela descasca, por exemplo, a abóbora antes de cozinhá-la. No entanto o seu cozimento com a casca impede que nutrientes importantes se percam. Por outro lado, a água do cozimento, que geralmente é desprezada, pode ser aproveitada para produzir sopas e sucos. Outro procedimento seu é retirar e jogar no lixo as folhas da beterraba, da cenoura e de outros vegetais. Acontece que essas mesmas folhas ou cascas que são jogadas no lixo podem ser aproveitadas para se fazer bolinhos, tortas salgadas ou doces, sopas e caldos. O mesmo acontece com o couve-flor e o espinafre, cujo talo é normalmente desprezado.
Porque o desperdício de alimentos no mundo é enorme e no Brasil, talvez em maior intensidade que em outros países
O Brasil é um dos maiores produtores de frutas do mundo, mas quase a metade, cerca de 10 milhões de toneladas, do que aqui é produzido se perde e as principais causas são os problemas de colheita, a falta de embalagens específicas a cada fruta, seu transporte e conservação, e principalmente seu desperdício promovido pelo intermediário e pelo consumidor final.
A quantidade de frutas que é desperdiçada no Brasil é equivalente ao que produzem juntos Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru, observando-se ser o primeiro também um grande produtor.
O desperdício total de alimentos no Brasil, não contando o que é desprezado pelas donas-de-casa, é de aproximadamente 9 bilhões de toneladas/ano.
Esse quadro pode ser revertido somente pela educação.
Portanto, acho de suma importância a abordagem deste tema é uma ação de sustentabilidade e uma forma de

Relacionados