FFerrari Curso Estatistica Basica

9754 palavras 40 páginas
Estatística Básica∗
Fabricio Ferrari fabricio@ferrari.pro.br 2004

Parte I
1 Método científico
Método: conjunto de meios e rotinas dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja.
Método experimental: método que consiste em manter constantes todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que se possa descobrir seus efeitos. Método estatístico: método que admite todas as causas presentes variando-as, dada a impossibilidade de manter as causas constantes, registrando estas variações e procurando determinar que influências cabem a cada uma delas.
Estatística: a estatística é a parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

2 Fases do método estatístico
As várias fases do método estatístico estão delineadas a seguir. As etapas descritas nas seções de planejamento, coleta, crítica, apuração e exposição constituem a Estatística Descritiva, enquanto a seção de análise constitui a Estatística Indutiva ou Inferencial


Baseado em Estatística Fácil de Antônio Arnot Crespo, Editora Saraiva, 1999.

1

2.1 Planejamento
A primeira etapa consiste em planejar o modo como serão realizadas as fazes seguintes, determinando o objetivo da pesquisa e os métodos que serão utilizados.
Nesta etapa são definidos os objetivos, as características da amostra, o método de aquisição e de processamento de dados.

2.2 Coleta de dados
Coleta indireta
A coleta direta de dados é quando os dados são obtidos pelo próprio pesquisador através de levantamento de registros (nascimentos, óbitos, notas fiscal, impostos, etc.) ou coletados diretamente através de inquéritos, questionários, etc.
A coleta direta pode ser classificado quanto ao fator tempo como:
• contínua: quando feita de forma continuada, como registro de nascimentos e óbitos, frequência de alunos às aulas, etc.
• periódica: quanto feita em intervalos constantes de tempo, como

Relacionados

  • atps probabilidade estatística
    4126 palavras | 17 páginas
  • Programa BPF UFRPE
    24284 palavras | 98 páginas