fetalismo

798 palavras 4 páginas
Bibliografia
A OBESIDADE, DE RICARDO COHEN E MARIA ROSÁRIA CUNHA (PUBLIFOLHA, 2012)
ABRA A FELICIDADE? IMPLICAÇÕES PARA O VÍCIO ALIMENTAR, ARTIGO DE ANA LYDIA SAWAYA E ANDREA FILGUEIRAS (2013)
MUITO ALÉM DO PESO, DOCUMENTÁRIO DE ESTELA RENNER (2012). DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.MUITOALEMDOPESO.COM.BR
SUPER SIZE ME, DOCUMENTÁRIO DE MORGAN SPURLOCK (2013

Feudalismo na Idade Média
Sociedade Medieval, Economia, Influência da Igreja, Idade Média, organização do feudo, suseranos e vassalos, senhor feudal, cavaleiros, servos, sistema feudal.

Servos trabalhando num feudo medieval Introdução
O feudalismo tem inicio com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa). As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.
Estrutura Política do Feudalismo
Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).

Sociedade feudal
A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar

Relacionados

  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas
  • Dicionário de medicina
    122901 palavras | 492 páginas