Festival de Parintins

Páginas: 3 (604 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Festival de Paritins
Parintins é uma pequena cidade, situada na ilha de Tupinambarana, no estado do Amazonas, bem próxima à fronteira com o Pará, na região conhecida como o médio rio Amazonas. Apacata cidade transfigura-se anualmente para abrigar uma festa espetacular: o festival dos Bois-Bumbás. O festival acontece a céu aberto nas três últimas noites do mês de junho, e organiza-se em tornoda competição entre dois grupos de Bois: Boi Garantido, boi branco com o coração vermelho na testa, cujas cores emblemáticas são o vermelho e o branco; e Boi Caprichoso, boi preto com a estrela azulna testa, cujas cores são o preto e o azul.
Quem visita Parintins, fica encantada com a arte indígena, uma das temáticas da festa e com a culinária do local. O grande atrativo, porém, é o FestivalFolclórico. É nessa época do ano que a população da cidade praticamente dobra.
A apresentação ocorre no Bumbódromo um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidadepara 35 mil espectadores. 
Ao todo são julgados 21 quesitos ou itens no Festival de Parintins, sendo eles de ordem individual ou coletiva.
A música, que acompanha durante todo o tempo, éa toada, acompanhada por um grupo de mais de 400 ritmistas. Os dois Bois dançam e cantam por um período de duas horas e meia. As letras das canções resgatam o passado de mitos e lendas da floresta amazônica.Muitas das toadas incluem também sons da floresta e canto de pássaros.
O ritual dos Bumbás mostra a lenda de Pai Francisco e Mãe Catirina que conseguem, com a ajuda do Pajé, fazer renascer o boido patrão. Conta a lenda que Mãe Catirina, grávida, deseja comer a língua do boi mais bonito da fazenda. Para satisfazer o desejo da mulher, Pai Francisco manda matar o boi de estimação do patrão.PaiFrancisco é descoberto, tenta fugir, mas é preso. Para salvar o boi, um padre e um médico são chamados (o pajé, na tradição indígena) e o boi ressuscita. Pai Francisco e Mãe Catirina são perdoados e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Festival de Parintins
  • Festival de Parintins
  • Festival de parintins /resumo
  • Esse ano o Festival Folcl rico de Parintins ir completar cinquenta anos
  • Parintins
  • Festivais
  • Festival
  • festivais no budismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!