Festas Carnavalescas - Costurando e Redesenhando a Cidade

426 palavras 2 páginas
Texto: Festas Carnavalescas - Costurando e Redesenhando a Cidade

O texto aborda como o Rio de Janeiro foi se modificando através do carnaval. As maneiras de pensar, os modos de agir, fazendo com que a festa também sirva para pensar e refletir.
Com sua característica de iluminar pensamentos, falar, abrir mentes e expressar sentimentos como o samba “Cafezais e Florestas” fez com que a parasse com a força do capitalismo que vinha átona por exploradores de café pela floresta da Paineiras e da Tijuca.
Quase simultaneamente ao evento ecológico, vai tomando corpo o movimento que leva ao impeachment do primeiro Presidente da República levado ao cargo, por eleições diretas, após a ditadura militar. Acreditando que podia mudar, a sociedade germina esperança, ampliação de comunicação social e ampliação do espaço. Mesmo assim cidadãos brasileiros continuam esperançosos e desesperados, do lado do desespero traduzido em desconfiança, frustação, visto tudo aquilo que Collor tinha feito, e pelo lado esperançoso pelo processo de transição politica vidente nas mobilizações massivas que aconteciam num clima contagiante de celebração da festa, mas como essa festa chamada Carnaval tinha data para começar e acabar, concluído o processo do impeachment, intão tudo voltava a situação problemática anterior.

A cultura do medo se iria se manifestar na próxima década, com o arrastão ocorrido na orla da zona sul, rebeldes e delinquentes vindo dos subúrbios e municípios da baixada agredindo e assaltando banhistas criando uma situação de pânico em toda orla.Surge a ideia de transformar a cidade, pensar de modo Europeu, tentar mudar o que parecia errado. Mas como mudar uma identidade cultural que já vinha há anos se cultivando, mostrar para a sociedade o que certo ou errado, descriminar a sua própia cultura?

A cidade do Rio de Janeiro tem seu ambiente e seus pontos de encontro na Bohemia carioca, nos bares e botecos ondem podem conversar e festejar sobre a felicidade que é viver em

Relacionados