Festa São Vito

Páginas: 3 (676 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A festa de São Vito foi escolhida pelo fato de ser a maior festa típica popular realizada fora da Italia, com comidas e músicas típicas italianas. Um dos grandes motivos da escolha, foi quandopesquisamos que no País, estima-se que vivam cerca de 30 milhões de descendentes de imigrantes italianos (cerca de 15% da população brasileira).
A história do santo também é muito interessante, ele é opadroeiro da cidade de Polignano a Mare e o protetor dos artistas, das doenças nervosas, dos jovens e dos dependentes de drogas e é comemorado no dia 15 de junho.
Desde a infância, Vito recebeuformação cristã dos servos Modesto e Crescencia, mas foi denunciado pelo próprio pai – Hila, um soldado romano, ao Imperador Diocleciano, perseguidor de cristãos. Sem renunciar a sua fé, Vito foi torturadoaté a morte, em 15 de junho de 303 D. C., aos 15 anos idade. Seus restos estão enterrados em Polignano a Mare e o milagre de suas aparições e curas ganhou devoção no sul da Itália, atravessou o oceanoe é comemorada aqui, com muita fé e alegria, na única festa realizada em recinto fechado.
Logo no começo da nossa pesquisa, algo nos chamou muito atenção, a Festa é a principal fonte de recursospara a manutenção da CRECHE SÃO VITO, também conveniada com a Prefeitura de SP. São 115 crianças de 1 a 4 anos atendidas gratuitamente, em período integral, com profissionais contratados e muitadedicação dos voluntários da Festa. Nos 17 anos de existência, a Creche acolheu mais de 19 mil crianças.
A gastronomia é de dar água na boca. Transmitida por gerações, as Mammas da São Vito (pronuncia-semámmas) são senhoras voluntárias, entre os 70 e 90 anos, que colocam as mãos na massa no preparo de iguarias típicas como a Guimirella (churrasco de fígado e folhas de louro), spaghetti ou ricchitelle(pronuncia-se riquitelle e significa orelhinha) al sugo ou a puttanesca. Um capítulo à parte é o molho ou Ragú. Campeão nos quesitos sabor e aroma, é feito apenas com tomates maduros, manjericão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • festa folclórica de são benedito
  • festa de são tiago
  • a festa de são tiago
  • Festa de são francisco motiva a econômia em parnaíba
  • Festa de São Tiago- Intervenção do poder público
  • Abertas inscrições para o concurso de Criação Publicitária da Festa de São Benedito 2014
  • Festa
  • A festa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!