Festa da uva - uma história que vem de longe

Páginas: 5 (1243 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A história da festa 4
2.1.1 A imigração italiana e a Festa da Uva 5
2.1.1.1 Folclore e Imprensa 6

3 CONCLUSÃO 7
































INTRODUÇÃO


Baseando-se em pesquisas, e confirmando-se no próprio dia-a-dia do povo rio-grandense, sabemos que o Rio Grande do Sul tornou-seum dos estados brasileiros com maior índice de imigrantes alemães e italianos. Na Serra Gaúcha, onde a influência dos europeus é muito forte, tem-se por vista a arquitetura gótica, em igrejas, casas, e comércio. Além dos muitos descendentes, consumamos nossas origens através de festas tradicionais, e costumes que perpetuam com o passar dos anos. Uma delas é a Festa da Uva, que tem um valorhistórico gigantesco, e renome por todo o Brasil. A comemoração se deve ao surgimento do povo italiano em terras gaúchas, da produção da uva e do vinho.



DESENVOLVIMENTO


1 A história da festa

A história da uva na Serra Gaúcha começa em 1875, ano em que chegaram as primeiras levas de famílias imigrantes, vindas das províncias do Norte da Itália. As mudas de videiras trazidaspelos italianos logo começaram a cobrir os vales e encostas da região. Em poucas décadas a viticultura tornou-se a principal atividade econômica. No ano de 1920, eram cultivados na Região dos Vinhedos mais de 11 mil hectares de videiras, área que passou para 25 mil hectares em 1950 e chegou a quase 50 mil hectares na década de 70.
Com o grande desenvolvimento do setor vinícola,surgiu a idéia de se realizar em Caxias do Sul uma exposição de uvas, de caráter festivo. E no dia 7 de março de 1931 se realizava a primeira Festa da Uva, com duração de apenas um dia, no centro de Caxias do Sul, uma cidade em pleno desenvolvimento. Com uma produção de quase 42 mil toneladas de uva, o município era responsável por quase um terço de toda a produção gaúcha da fruta. Naquele ano, osprodutores daqui haviam exportado 21,1 milhões de litros de vinho tinto. E a cidade crescia. A Festa da Uva era a celebração desse sucesso.
Assim, a primeira Festa da Uva foi uma celebração da vindima. Não houve desfile de carros alegóricos nem escolha das Soberanas, mas sim, uma exposição discreta e elegante de uvas, na sede do Recreio da Juventude (esquina das ruas Visconde dePelotas e Sinimbu). O sucesso foi tanto que, antes mesmo de acabar essa edição, já estava sendo planejada a seguinte, realizada em 1932. No ano seguinte, a festa foi ampliada, com a montagem de pavilhões de exposições na praça Dante Alighieri (centro da cidade).
Também em 1932, foi organizado o primeiro desfile de carros alegóricos da Festa da Uva. As alegorias desfilavam pelas ruascentrais da cidade, puxadas por carros de bois. Na terceira edição, em 1933, foi instituído o concurso da escolha da rainha da Festa da Uva. Através de um pleito de cunho popular, foi escolhida a primeira rainha da festa: Adélia Eberle, com 5.934 votos, ficando outros 5.500 votos do concurso divididos entre as demais candidatas. Desde então, tem sido um dos pontos mais importante da festa. A beleza,a simpatia, o carisma e o trabalho dos que aqui viviam estava representado na figura das soberanas, escolhidas, também, para divulgar a festa nos demais estados do país.



1 A IMIGRAÇÃO ITALIANA E A FESTA DA UVA

A história que é contada aos visitantes da Festa da Uva é inspirada na saga dos imigrantes que chegaram em 1875, oriundos das regiões italianas deLombardia, Vêneto e Tirol.
Fugiram da miséria que assolava a Itália após a unificação. Vinham atraídos pelo discurso dos recrutadores e pelo sonho de serem proprietários de terra no Novo Mundo. Receberam 8 mil quilômetros quadrados de terra na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul. Terras devolutas, inaproveitáveis para a produção agrícola, que precisavam ser povoadas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da festa da uva
  • festa da uva
  • Uva e sua história
  • Uva
  • Senta que lá vem história
  • A História vem à público
  • A historia da festa junina
  • Historia da Festa Junina e tradições

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!