Feso A Igreja Do Amor Decadente

3001 palavras 13 páginas
inst it ut o gam alie l.co m http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/efeso -a-igreja-do -amo r-decadente/teo lo gia

Éfeso A Igreja do Amor decadente digg Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres (Ap 2:5).
I. A fundação da Igreja em Éfeso
Capital da província romana da Ásia (atualmente, parte da
Turquia), residência of icial do governador, cerca de 500.000 habitantes, grande centro cultural, comercial e religioso, Éf eso f oi alcançada pelo Evangelho no f inal da segunda viagem missionária de Paulo, que ao chegar na cidade pregava aos judeus na sinagoga (At 18.19-21). Em sua terceira viagem missionária Paulo retornou a Éf eso, onde se estabeleceu por um período de três anos (At 19.1-20; 20.17-21, 31).
A igreja em Éf eso f oi destinatária de duas cartas, a primeira enviada por Paulo entre 60-64 d.C. (Ef 1.1-2), e a segunda enviada por Cristo através de João por volta do ano 96 d.C. (Ap 2.1-7).
II. A Ascensão da Igreja em Éfeso
Em seus primórdios, a igreja em Éf eso f oi contemplada com a plenitude do poder do Espírito, derramada sob a imposição de mãos de Paulo, e manif esta através da manif estação do f alar em línguas e de prof ecias (At 19.6-7).
Éf eso se tornou uma base missionária estratégica, a partir de onde todos os habitantes da Ásia f oram alcançados pela mensagem do Evangelho, e testemunharam dos milagres extraordinários que Deus operava pelas mãos de Paulo (At 19.10-12). A sã doutrina f oi também ensinada exaustivamente e amplamente por Paulo (At 20.21).
Na carta escrita por Paulo aos ef ésios f ica evidente o alto nível de vida espiritual vivenciada naquela igreja:
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, (Ef 1.3) e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos f ez assentar nos lugares celestiais em Cristo

Relacionados

  • N O Tenho F Suficiente Para Ser Ateu Norman Geisler E Frank Turek
    156444 palavras | 626 páginas