fertirriragação

4403 palavras 18 páginas
INTRODUÇÃO

A utilização da água de irrigação como veículo para aplicar fertilizantes orgânicos nas culturas é relativamente antiga. De acordo com registros na literatura, há centenas de anos lançamento de esterco animal em canais de irrigação já era praticado. Entretanto sua expansão se deu a partir das décadas de 40 e 50 com aparecimento do sistema de irrigação por pivô central , o que permitiu a aplicação de fertilizantes via água de irrigação de forma mais ampla e com o advento da irrigação por gotejamento(localizada) a prática de fertirrigação expandiu-se paralelamente de forma mais intensa em todo o mundo.

Devido ao desenvolvimento desses sistemas de irrigação associado às vantagens oferecidas pela fertirrigação, tais como: economia de mão-de-obra e energia, aplicação de fertilizante em qualquer fase fenológica da planta, facilidade de parcelamento do fertilizante, e maior eficiência na respostas das culturas com a absorção dos nutrientes, o uso da fertirrigação tornou-se uma prática adotada rotineiramente pelos produtores dos países onde a agricultura irrigada é mais desenvolvida.

No Brasil, o uso da fertirrigação é relativamente recente e teve início com a aplicação de produtos orgânicos (vinhaça) em cana-de-açúcar, com maior ênfase nos anos de 70 a 80. Pode-se utilizar qualquer método de irrigação para aplicar fertilizantes, todavia os sistemas pressurizados (aspersão e localizada) são os mais indicados para a fertirrigação, devido suas características e forma de aplicação de água pontual junto as zonas de concentração das raízes das plantas, destaca-se a irrigação por gotejamento como a mais adequada para aplicação de fertilizantes.
Em relação as diferentes culturas e características do solo da água, a fertirrigação pode ser empregada em diversas situações. Resultados de pesquisa em áreas de produção como o meloeiro na região nordeste, têm mostrado que a produtividade nas áreas com fertirrigação supera a 100% daquela obtidas em adubação

Relacionados