Fertilização

Páginas: 14 (3352 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
FERTILIZAÇÃO

O local usual da fertilização é a ampola da tuba uterina, sua parte mais cumprida e larga. Quando o ovócito não é fertilizado neste local, ele avança lenta mente pela tuba até o útero, onde degenera e é reabsorvido. Apesar de a fertilização poder ocorrer em outras partes da tuba, ela não ocorre no útero.
O desenvolvimento Humano começa quando um ovócito é fertilizado. Afertilização é uma complexa sequencia de “eventos moleculares coordenados” que começa com o contato de um espermatozoide com um ovócito e termina com a mistura dos cromossomas maternos e paternos na metáfase da primeira divisão mitótica do zigoto, um embrião unicelular. Defeitos em qualquer um dos estágios dessa sequencia de eventos podem causar a morte do zigoto. Moléculas ligantes de carboidratos dasuperfície dos gametas estão, possivelmente, envolvidas no processo da fertilização através do reconhecimento dos gametas e a união das células. O processo de fertilização leva cerca de 24 horas.


FASES DA FERTILIZAÇÃO

• Passagem do espermatozoide pela corona radiata, que envolve a zona pelúcida de um ovócito. A dispersão das células da corona radiata, que envolve o ovócito e a zonapelúcida, parece resultar principalmente da ação de enzimas hialuronidase liberada pelo acromossoma do espermatozoide, mas as evidencias a esse respeito não são inequívocas. Enzimas da mucosa da tuba também parece auxiliar a hiluronidase. Os movimentos da calda do espermatozoide também são importantes para sai penetração na corona radiata.

• Penetração na zona pelúcida, que envolve o ovócito. Apenetração da zona pelúcida pó um espermatozoide é a fase importante da iniciação da fertilização. A formação de um caminho através da zona pelúcida também resulta da ação de enzimas liberadas pelo acromossoma. As enzimas – esterases, acrosina e neuraminidase – parecem causar a lise da zona pelúcida, formando, desta maneira, um caminho para o espermatozoide alcançar o ovócito. A mais importante destasenzimas é a ecrosina, uma enzima proteolítica. Tendo o espermatozoide penetrado na zona pelúcida, ocorre a reação da zona - uma
mudança das propriedades da zona pelúcida – nesta camada amorfa, tornando-a impermeável a outros espermatozoides. Depois da fertilização, muda a composição da capa glicoproteica extracelular. Acredita-se que a reação na zona resulte da ação de enzimas lisossômicasliberadas pelos grânulos da cortical perto da membrana plasmática do ovócito.o conteúdo destes grânulos, liberados no espaço perivitelínico,também causa mudanças n membrana plasmática do ovócito tornando-a impermeável aos espermatozoides.

• Fusão das membranas plasmáticas do ovócitos e do espermatozoide. As membranas plasmáticas, ou celulares, do ovócito e do espermatozoide fundem-se e dissolvem-sena área da fusão. A cabeça e a cauda do espermatozoide penetram no citoplasma do ovócito, mas a sua membrana plasmática fica para trás.

• Termino da segunda divisão meiótica do ovócito e formação do pronúcleo feminino. Depois da entrada do espermatozoide, o ovócito, que estava parado na metáfase da segunda divisão meiótica, termina esta divisão e forma um ovócito maduro e um segundo corpopolar. Depois da descondensação dos cromossomas maternos, o núcleo do ovócito maduro torna-se o pronúcleo feminino.

• Formação do pronúcleo masculino. Dentro do citoplasma do ovócito, o núcleo do espermatozoide fica maior e forma o pronúcleo masculino, e a cauda do espermatozoide degenera. Morfologicamente, não é possível distinguir os pronúcleos masculino e feminino. Durante o seu crescimento,os pronúcleos replicam seu DNA -1 n (haploide), 2 c (duas cromátides).

• As membranas dos pronúcleos se dissolvem, os cromossomas se condensam e se dispõem para uma divisão mitótica da célula - a primeira divisão de clivagem. O ovócito fertilizado, ou zigoto, é um embrião unicelular. A combinação de 23 cromossomas de cada pronúcleo resulta em um zigoto com 46 comossomas.

Uma proteína...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fertilização
  • fertilização
  • fertilizacao
  • Fertilização
  • fertilização
  • Fertilização
  • Fertilização
  • fertilização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!