Fertilização in vitro

Páginas: 8 (1935 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
FERTILIZAÇÃO IN VITRO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................5
2. OBJETIVO.....................................................................................6
3. FERTILIZAÇÃO IN VITRO..............................................................7
4. DA TÉCNICA DE FERTILIZAÇÃO INVITRO................................8
5. DO IMPACTO SOCIAL (BIOÉTICA)............................................12
6. CONCLUSÃO................................................................................14
7. BIBLIOGRAFIA..............................................................................15


INTRODUÇÃO

O presente trabalho aduz temas referentes afertilização in vitro (FIV), onde existem técnicas e procedimentos a serem usados. A fertilização in vitro é uma alternativa de tratamento importante para infertilidade, quando outros métodos de reprodução assistida falharam.
A fertilização in vitro, foi desenvolvida para superar a infertilidade decorrente de problemas nas tubas uterinas nas mulheres, porém ela revelou ter sucesso em muitas outrassituações de infertilidade também. Ela oferece uma grande oportunidade a casais estéreis; o sonho de ter um filho.

2. OBJETIVO

O desejo de ter filhos é um sentimento inato, primitivo. A fertilidade está relacionada à realização pessoal, e a incapacidade de procriar representa uma falha em atingir o destino biológico, além de ser um estigma social . Um entre cada seis casais apresentaproblemas de fertilidade e para 20% deles, o único modo de obter gestação é através da utilização de técnicas de Reprodução Assistida. Entende-se por Reprodução Assistida (RA) o conjunto de técnicas laboratoriais que visa obter uma gestação substituindo ou facilitando uma etapa deficiente no processo reprodutivo.
Desde o nascimento de Louise Brown, o primeiro “bebê-de-proveta”, em 1978, a técnica tevevários desdobramentos e hoje em muitos países é utilizado doação de material genético, criopreservação de embriões, diagnóstico genético pré- implantacional, doação temporária de útero, sem contar a pesquisa em embriões, que é praticada em pequena escala, e a clonagem reprodutiva.
Os profissionais envolvidos com essa tecnologia devem respeitar a autonomia e o direito reprodutivo dos casais(beneficência), não desrespeitar o embrião e preocupar-se com os interesses da criança (não-maleficência).

3. FERTILIZAÇÃO IN VITRO:

Fertilização in vitro (FIV), como o próprio nome já diz, é a técnica de reprodução assistida em que a fertilização e o desenvolvimento inicial dos embriões ocorrem fora do corpo e os embriões resultantes são transferidos habitualmente para o útero.
Estatécnica surgiu para resolver o problema das mulheres com dano tubário irreversível. Porém, a indicação foi ampliada e hoje é utilizada em casos de fator masculino severo, endometriose, fator imunológico e infertilidade sem causa. O índice médio de gravidez em laboratórios qualificados gira em torno de 20-60%, de acordo com a idade feminina.



4. DA TÉCNICA DE FERTILIZAÇÃO IN VITRO:

Para aexecução desta técnica exige-se uma prévia estimulação ovárica (ovariana) através de medicamentos adequados (gonadotrofinas) e acompanhamento médico regular (exames de ultra-som transvaginal e dosagens hormonais seriados), de forma a controlar os efeitos dessa estimulação e definir o melhor dia para a coleta dos ovócitos. Cerca de 34-36 horas antes dessa coleta ( ou captação) é administrada umainjeção de gonadotrofina cariónica ( um tipo de hormônio produzido pela placenta), que provoca a maturação oocitária , vindo a permitir a sua captação por aspiração através de uma agulha especial.
Essa captação é realizada com ajuda do ultra-som transvaginal, que auxilia o médico a guiar a agulha em direção aos folículos ovarianos (pequenas bolhas de líquidos situadas dentro de cada ovário e que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fertilização in vitro
  • FERTILIZAÇÃO IN VITRO
  • fertilização in vitro
  • Fertilização in vitro
  • fertilização in vitro
  • Fertilização in vitro
  • Fertilização in vitro
  • Fertilização in vitro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!